Santos Dumont terá horário estendido e voos na madrugada durante Olimpíada

Publicado em 28/03/2016 - 14:25 Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

rio2016_banner

 

O Aeroporto Santos Dumont vai funcionar em horário estendido entre 3 e 23 de agosto por causa dos Jogos Olímpicos e também terá voos durante a madrugada. A Olimpíada começa no dia 5 e termina no dia 21 de agosto, no Rio de Janeiro.

O aeroporto continuará abrindo às 6h para voos comerciais, mas, em vez de fechar às 22h30, funcionará até às 23h59 para esse tipo de aviação. Os voos executivos e os táxis aéreos poderão pousar e decolar também durante a madrugada no período com horário estendido. Entre os dias 8 e 18 de agosto, o Santos Dumont ficará fechado entre 12h40 e 17h10 para a realização das provas de vela, na Baía de Guanabara.

Números

A Secretaria de Aviação Civil estima que o acréscimo no horário deve aumentar a movimentação diária da aviação comercial em 34 voos, e a da aviação geral/executiva em 180 movimentos de embarque e desembarque. Durante os jogos, o acréscimo deve ser de 4,5 mil movimentos extras de aeronaves, com 4,8 mil passageiros a mais por dia, em média, o que totaliza 70 mil no período.

A mudança deve reduzir o impacto dos jogos e a possibilidade de atrasos no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, aeroporto referência da competição.

A secretaria prevê que o dia de maior movimentação no Santos Dumont será 26 de agosto, a primeira sexta-feira após o término da Olimpíada, com um total de 27.233 passageiros embarcando e desembarcando.

Já no aeroporto do Galeão, o dia de maior movimentação deve ser 22 de agosto, um dia depois do encerramento dos jogos. A movimentação prevista para esta data (uma segunda-feira) é de 61.089 passageiros.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos devem trazer 1 milhão de passageiros aos 39 aeroportos brasileiros envolvidos no planejamento, incluindo atletas, delegações e turistas. Esse fluxo virá acompanhado de 4,7 mil volumes de bagagem. Mais de 100 chefes de estado devem vir ao Brasil, e 206 nações estarão representadas por delegações olímpicas. O dia da abertura, 5 de agosto, deve registrar um movimento de 900 a 1 mil aeronaves executivas.

Sala Master

Os dados foram apresentados pelo secretário executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, que visitou as obras do aeroporto do Galeão na manhã de hoje.

"Saio muito encorajado e feliz com o que vi. É um novo aeroporto, com uma excelente infraestrutura", disse Ramalho. Ele afirmou que a inauguração da expansão do aeroporto será no dia 10 de maio.

O Galeão vai aumentar sua capacidade anual de passageiros dos cerca de 17 a 20 milhões anuais para 34 milhões. Segundo o coronel Luiz Ricardo, chefe da Sala Master do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o aeroporto será a primeira opção dos chefes de Estado que virão ao Brasil.

A Sala Master reunirá representantes de diversos órgãos, como a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério de Relações Exteriores e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e seu funcionamento começará em 20 de julho, se estendendo até 23 de setembro.

*A  matéria foi atualizada as 15h56 para inclusão de novas informações

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias