Comitê Rio 2016 abre últimas audições para o elenco das cerimônias dos Jogos

Publicado em 28/04/2016 - 17:42 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

rio2016_banner

 

O Comitê Rio 2016 abriu hoje (28), até o próximo sábado (30), as últimas oportunidades para as pessoas que quiserem participar do elenco das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e Paralimpíada, que serão realizadas no Rio de Janeiro nos meses de agosto e setembro.

As audições ocorrem no Maracanã (portão A). Os interessados devem se inscrever no 'site'  www.rio2016.com/elencodecerimonias, pelo 'e-mail' elenco@cc2016.com.br ou pelo telefone 21-2553-2016.

Segundo a coordenadora do elenco de cerimônias, Diana De Rose, o número de voluntários para as solenidades já está bem perto da meta de 12 mil, fixada para os eventos. Se exceder esse número, os candidatos comporão um cadastro de reserva.

Para quem quiser participar do elenco, a única exigência é ser maior de 16 anos, completos até 1º de maio (domingo). “Não precisa ter nenhuma habilidade específica, nem experiência prévia. Sendo animado, tendo energia e empolgação, já está dentro”, destacou Diana. O mais idoso candidato inscrito até agora – e já selecionado para a fase de ensaios, é Gilvan Soares de Lacerda, de 87 anos, que se inscreveu ainda como voluntário para os Jogos Olímpicos.

Lacerda se autodenomina um atleta frustrado, porque tinha 17 anos, em 1945, quando treinou no Bangu Atlético Clube para ser jogador de futebol, mas, como era menor de idade, seu pai não permitiu que seguisse a carreira esportiva. Ele acabou se formando em engenharia e está prestes a completar 88 anos em junho próximo. “O que não pude fazer jogando, vou fazer olhando, ensinando, orientando e satisfazendo aquilo que eu gosto, que é o futebol”, disse Gilvan.

Os ensaios para as cerimônias estão previstos para começar em maio. O treinamento de Gilvan Soares de Lacerda está marcado, porém, para 16 de junho. Ele é um incentivo para que outras pessoas idosas participem também das seleções e sejam escolhidas para integrar o elenco, comentou Diana De Rose.

“Porque como não é necessário ter uma habilidade específica, dentro das coreografias de massa, há vários tipos de movimentação. Não são todos,  necessariamente,  uma dança completa. Dependendo das habilidades, a pessoa pode estar em um papel que exija uma movimentação mais simples, mas que nem por isso vai ser menos importante dentro da cerimônia”, explicou. Muitas vezes, movimentações simples resultam em belos efeitos visuais dentro do campo, completou a coordenadora de elenco.

No sábado (30), as últimas audições serão divididas em quatro horários. Elas acontecerão às 10h30, às 12h30, às 15h e às 17h. Diana afirmou que quanto mais pessoas se inscreverem, “melhor”, porque formarão um cadastro de reserva.

Desde o ano passado, a equipe de coreógrafos das cerimônias da Olimpíada e Paralimpíada vem promovendo audições em vários pontos da cidade, como Laranjeiras, São Cristóvão, Madureira e Mangueira.


Fonte: Comitê Rio 2016 abre últimas audições para o elenco das cerimônias dos Jogos

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias