Funcionários decidem nesta semana se desocupam fábrica em Campinas

Publicado em 11/04/2016 - 17:06 Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Os funcionários da Mabe Brasil Eletrodomésticos Ltda vão decidir nesta semana se mantém ocupada a fábrica em Campinas, no interior de São Paulo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região, o prazo foi acordado em audiência judicial, na última sexta-feira (8). Também faz parte do acordo que a Polícia Militar não cumpra a ordem de reintegração de posse contra os trabalhadores neste período.

 Os funcionários já foram retirados pela polícia da unidade da empresa em Hortolândia, que foi ocupada junto com a fábrica de Campinas, em fevereiro. A ação foi tomada após o não pagamento dos salários e direitos trabalhistas, com a decretação de falência da Mabe.

Os trabalhadores que ocupam a fábrica propuseram retomar a produção a partir do pagamento de um dos salários atrasados. O retorno obtido seria revertido para quitar os débitos com os empregados. De acordo com o sindicato, essa proposta foi rejeitada pelos administradores da massa falida.

Ficou acertado que o sindicato levará para assembleia a proposta de formação de uma comissão de funcionários para fiscalizar os trabalhos da massa falida. Porém, para que o processo de falência tenha prosseguimento, a administradora alega a necessidade de desocupação da fábrica, onde estão, inclusive, máquinas que devem ser leiloadas para pagamento das dívidas da Mabe.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias