Pelo menos cinco estados e o DF iniciam hoje vacinação contra a gripe

Em muitas localidades, apesar do anúncio da antecipação, nem todos os

Publicado em 18/04/2016 - 09:47 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cada estado definiu seu público-alvo para antecipar a vacinação contra o H1N1

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vacinação contra a gripe começa hoje (18) no Distrito Federal e em pelo menos cinco estados – Espírito Santo, Bahia, Goiás, Pará e Pernambuco. É preciso ficar atento porque, em muitas localidades, apesar do anúncio da antecipação, nem todos os grupos de risco serão atendidos neste momento. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, para todos os grupos, começa oficialmente no dia 30 em todas as cidades do país.

No Distrito Federal, recebem a dose esta semana crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde da rede pública e privada, totalizando 295 mil pessoas. A vacinação será feita em todos os centros de saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já no Espírito Santo, a orientação da Secretaria de Saúde é que apenas gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde procurem os postos neste primeiro momento da campanha. Eles representam 13,55% do total de pessoas a serem vacinadas contra gripe em todo o estado.

Na Bahia, serão imunizados já a partir de hoje todos os grupos prioritários – idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, indígenas, pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Em Goiás, a previsão é que 167 municípios comecem a vacinar todos os grupos de risco esta semana. No último dia 12, a campanha foi iniciada em 79 municípios localizados nas Regionais de Saúde Central (com sede em Goiânia), Entorno Sul (sede em Aparecida de Goiânia), Pirineus (sede em Anápolis) e Estrada de Ferro (sede em Catalão).

No Pará, a Secretaria de Saúde informou que, após ter recebido 50% das doses previstas, distribuiu o quantitativo para 81 dos 144 municípios do estado para que os postos façam a aplicação em todos os grupos de risco a partir de hoje. A expectativa é que as demais doses sejam entregues até o dia 22 de abril, quando os 63 municípios restantes que ainda não iniciaram a distribuição.

Em Pernambuco, esta semana, serão imunizados apenas profissionais de saúde. Esta primeira etapa vai até sexta-feira (22). A partir do dia 25, a vacinação será liberada para os demais grupos prioritários. Até o momento, o estado recebeu 538.160 doses da vacina (24% do total).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias