Ressaca causa a morte de quatro pessoas no litoral paulista

Publicado em 21/04/2016 - 19:32 Por Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Quatro pessoas morreram afogadas no litoral de São Paulo hoje (21), primeiro dia do feriado prolongado de Tiradentes. Três mortes ocorreram em Guarujá e a outra em São Vicente. O Corpo de Bombeiros alertou a população para que tenha cuidado com a ressaca no mar, que deve durar até sábado (23) e pode causar ambiente propício a afogamentos.

As três mortes em Guarujá aconteceram na parte da manhã. Em São Vicente, a ocorrência foi à tarde. Segundo o capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, “a ressaca contribuiu com certeza” para os afogamentos. Ele informou que, somente hoje, a corporação fez 200 ações de salvamento em todo o litoral paulista.

“O que aconteceu foi que uma massa de ar frio que veio do sul, quando chegou ao continente, acabou indo para o meio do oceano e lá se criaram ventos fortes. Isso faz com que o mar acabe tendo ondas de mais ou menos sete metros”, disse, explicando que esse fenômeno se reflete nas praias. “[As ondas] vão viajando pelo mar até chegar à praia. Isso que aconteceu principalmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro”.

“Pedimos que as pessoas não entrem [no mar com a água] acima da linha da cintura, que procurem um guarda-vidas para que possam orientar o melhor local para banho e que fiquem muito atentas, porque as ondas e principalmente as correntes estão muito fortes”, alertou Palumbo.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias