Sem-teto acampam em frente à prefeitura de SP para reivindicar moradia

Publicado em 08/04/2016 - 12:29 Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Integrantes do Movimento Sem-teto de São Paulo (MSTSP) montaram barracas e estão acampados em frente à prefeitura de São Paulo, reivindicando a construção de moradias populares na cidade. O grupo iniciou o acampamento ontem (7) de madrugada.

Robinson do Nascimento Santos, fundador do movimento, reivindica que as 390 famílias que se abrigam na ocupação Cine Marrocos não sejam despejadas. O imóvel, antigo cinema de luxo com 13 andares, pertence à Secretaria Municipal de Educação e está localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, número 344, no centro da capital.

“Esse pessoal aqui é humilde e pobre. A prefeitura entrou com ação de reintegração de posse, com data marcada para 1º de junho. A gente tem dois meses pela frente, só que não vou sair com essas famílias, porque elas não têm para onde ir. A gente vai pegar nossos filhos e levar para onde?”, indagou.

Edilene Francisca da Conceição, 38 anos, doméstica, vive com o marido e 12 filhos na ocupação Marrocos. “Eu não tinha uma casa, morava na rua, agora estou na ocupação, que é a minha casa. A gente quer que o prefeito dê mais um ano para a gente ficar no Cine Marrocos. Assim, juntamos um dinheiro para arrumar uma casinha para a gente. Antes, eu morava embaixo de um viaduto em Santo André”, disse.

Além da ocupação Cine Marrocos, o movimento pede o atendimento às 822 famílias que vivem na ocupação São Marcos, na região do Ipiranga, que está entre as maiores do município.

Segundo Aimar Faria, assessor da secretária municipal de Relações Governamentais, a prefeitura tem comprado terrenos e distribuído para as famílias que não têm casa. “Hoje mesmo estão sendo assinados vários convênios com o governo federal e o estado, que disponibilizam terra e recursos para a construção pelo Minha Casa, Minha Vida”, afirmou. Ele informou que vem se reunindo com os manifestantes para conversar sobre a possibilidade de atendimento às demandas específicas do movimento.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias