Servidores do estado ocupam secretaria no Rio para exigir salários e pensões

Publicado em 14/04/2016 - 17:04 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janneiro
Atualizado em 14/04/2016 - 17:31

Servidores ativos e aposentados ocuparam, no início da tarde de hoje (14), a sede da Secretaria Estadual da Fazenda, no centro do Rio, para exigir o pagamento dos salários e aposentadorias, depois que o governo do estado decidiu pagar apenas os salários de algumas categorias da ativa, mas alegou que não poderia pagar os vencimentos dos aposentados.

Rio de Janeiro - Servidores ativos e aposentados ocupam sede da Secretaria Estadual da Fazenda, no centro da cidade, para exigir pagamentos atrasados (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Servidores ativos e aposentados ocuparam a sede da Secretaria Estadual da FazendaFernando Frazão/Agência Brasil

Uma comissão de aposentados subiu até o gabinete do secretário Júlio Bueno, que não estava no prédio. Segundo a assessoria de imprensa, os aposentados foram recebidos pelo chefe de gabinete, mas a reunião teve que ser interrompida por causa de um tumulto. Uma porta de vidro foi quebrada e seguranças usaram gás de pimenta, segundo os manifestantes.

O policiamento foi reforçado do lado de fora do prédio, mas os policiais militares não intervêm diretamente, limitando-se a observar a concentração.

Governo do estado

Em nota, o governo do estado do Rio condenou a ocupação por aposentados e pensionistas do prédio da Secretaria de Estado de Fazenda. Segundo a nota, o governo “pauta-se pelo diálogo com servidores e sociedade em geral, condenando qualquer prática beligerante, principalmente quando seguida de atos de vandalismo”.

O governo considera legítimo o direito de manifestação, desde que não ocorram prejuízos aos serviços prestados à população e sejam respeitadas a integridade física das pessoas e a preservação do patrimônio público. 

A nota diz que a ocupação e a depredação das instalações da Secretaria de Estado de Fazenda, ocorridas na tarde de hoje, são absolutamente condenáveis. "Os servidores que ali trabalham se esforçam, mais do que nunca, na construção de iniciativas para amenizar o déficit financeiro do estado. O governo do estado jamais compactuará com procedimentos conduzidos pela falta de interlocução e pela prática de danos ao patrimônio público e permanece disponível ao diálogo, prática que vem sendo adotada com servidores e seus representantes."

Matéria atualizada às 17h30 para acrescentar nota da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio



Servidores ocupam sede da Secretaria da Fazenda do Rio

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias