Violência no Rio impede que trens passem pela estação do Jacarezinho

Publicado em 22/04/2016 - 10:46 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Pelo segundo dia consecutivo, os trens da SuperVia, do ramal de Belford Roxo, estão saindo hoje (22) - desde às 5h30 da madrugada - da estação de Del Castilho, devido a uma operação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) na comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio. Os trens de Belford Roxo saem normalmente do terminal Central do Brasil, mas, por medida de segurança, o trecho da estação do Jacaré está sendo evitado, devido a uma troca de tiros entre policiais e traficantes de drogas da região.

Em nota, a SuperVia informou que hoje, às 5h30,  precisou interromper parcialmente a circulação no ramal Belford Roxo em função de questões de segurança pública nas imediações da estação Jacarezinho. Não há partidas da Central da Brasil e os trens do ramal circulam somente entre as estações Del Castilho e Belford Roxo.

Os passageiros estão sendo avisados da situação por meio do sistema de áudio dos trens e estações. Ontem (21), às 11h45, logo após o início de uma operação policial na região, a concessionária precisou fazer o mesmo tipo de interrupção, que se estendeu até o fim do funcionamento do ramal, às 19h40. O Centro de Controle Operacional da SuperVia, em contato com agentes de controle situados na estação Jacarezinho, avaliava o status da operação policial durante todo o dia.

Segurança pública

Essa é a sexta vez em três semanas e a décima vez em três meses que a SuperVia faz alterações na circulação do ramal em função de questões de segurança pública, impactando a locomoção de milhares de pessoas que dependem dos trens do Rio de Janeiro.

O Jacarezinho possui uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde janeiro de 2013 e atende a mais de 36 mil habitantes, segundo dados do Instituto Pereira Passos (IPP), órgão de levantamento demográfico da prefeitura do Rio. O Complexo do Jacarezinho é formado por um conjunto de comunidades, que, devido ao tamanho, acabou se transformando em bairro. O complexo também se estende pelos bairros do Cachambi e do Méier.

A comunidade do Jacarezinho é servida por uma estação ferroviária da SuperVia e, nas suas imediações, passam importantes eixos viários da cidade, especialmente a Avenida Dom Hélder Câmara. É de caráter plano e integra ruas, avenidas e uma estação ferroviária de igual nome.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias