Engenhão recebe último evento-teste antes das Olimpíadas

A equipe brasileira tem 92 atletas na disputa. Só hoje, serão 31 em

Publicado em 14/05/2016 - 12:19 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Começou neste sábado (14) e vai até segunda-feira (16) o último evento-teste para os Jogos Rio 2016. Trata-se da 17ª edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, que conta com 400 atletas de 24 países.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a equipe brasileira tem 92 atletas na disputa. Só hoje, serão 31 em ação, sendo que dez deles já estão qualificados para as Olimpíadas. O destaque do dia é para a saltadora Fabiana Murer, medalha de prata no salto com vara no Campeonato Mundial de Pequim, no ano passado, e que já anunciou aposentadoria após os jogos. A final do salto com vara feminino está previsto para as 18h15.

Entre os atletas brasileiros que buscam índices olímpicos em disputa neste sábado estão Darlan Romani, no arremesso do peso; Jorge Henrique Vides e Bruna Farias, nos 100 metros (m); Wagner Domingos, no lançamento do martelo; Tatiane Raquel da Silva, nos 3.000 m com obstáculos; e Jéssica Carolina dos Reis, no salto em distância.

Como evento-teste oficial para a Olimpíada, a competição também está usando todo o sistema de cronometragem, medição de provas, placares de pista e campo e emissão de resultados dos jogos definidos pelo protocolo do Comitê Rio 2016, bem como a operação de imprensa, o trabalho dos árbitros nacionais e o controle de dopagem. O material de numeração dos atletas também é uma novidade, já que no lugar da fixação por alfinetes, serão usados números adesivos.

Por ser um evento classificatório para as Olimpíadas, esta edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo abriu para a participação de países que não falam português ou espanhol. Hoje serão disputadas 13 finais e a última do torneio está marcada para as 18h de segunda-feira, com o revezamento masculino 4x400 m.

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias