Entrega de conversor digital a famílias de baixa renda do DF começa quinta-feira

Publicado em 31/05/2016 - 15:09 Por Maiana Diniz – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Moradores do Distrito Federal (DF) inscritos no Cadastro Único do governo federal ou que participam do Bolsa Família vão receber kits gratuitos com conversores digitais e antenas a partir desta quinta-feira (2). Os equipamentos permitem que aparelhos antigos de televisão recebam o sinal digital de TV e assim continuem a funcionar a partir de 26 de outubro, quando o sinal analógico será desligado no DF.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, 372 mil famílias no DF têm direito ao kit. Para retirar os equipamentos nos centros de distribuição do DF é preciso agendar a entrega pelo site vocenatvdigital.com.br ou pelo telefone 147.

Brasília será a primeira capital a desligar o sinal analógico no país. No mesmo dia, o sinal analógico também vai parar de funcionar em nove cidades de Goiás: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. O teste piloto do desligamento foi no município goiano de Rio Verde, em março deste ano.

A frequência liberada pelo sinal analógico será usada para a implantação da 4G na faixa de 700 MHz, leiloada em 2014 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os kits serão distribuídos pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), ente criado pelas operadoras vencedoras do leilão para coordenar a limpeza da faixa.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias