Caixa Cultural do Rio recebe 59ª edição da exposição World Press Photo

Publicado em 18/05/2016 - 17:01 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Foto vencedora do World Press Photo de 2016, do fotógrafo Warren Richardson, que mostra o instante em que um refugiado passa seu bebê através de um arame farpado na fronteira húngaro-sérvia, em agosto de 2015

Foto vencedora do World Press Photo de 2016, do fotógrafo Warren Richardson, que mostra o instante em que um refugiado passa seu bebê através de um arame farpado na fronteira húngaro-sérvia, em agosto de 2015Warren Richardson/World Press Photo

Os mais impactantes registros fotográficos da imprensa mundial do último ano estão expostos a partir de hoje (18) na Caixa Cultural Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense. As fotos foram selecionadas por um dos mais prestigiados concursos de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo. A mostra vai até o dia 19 de junho e está aberta ao público com entrada franca de terça-feira a domingo. Nesta 59ª edição, 164 imagens retratam temas como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente.

A World Press Photo do Ano, grande vencedora de 2016, foi a foto “Esperança por uma nova vida”, do australiano Warren Richardson, que mostra o instante em que um refugiado passa seu bebê através de um arame farpado na fronteira húngaro-sérvia, em agosto passado. Richardson ficou acampado com os refugiados durante cinco dias até que um grupo de 200 pessoas decidiu atravessa a fronteira. A foto teve apenas iluminação da lua para que o flash não atraísse a polícia que estava por perto.

“Desde o início, nós olhamos para esta fotografia e soubemos que era importante. Tem muito poder na sua simplicidade, pelo simbolismo do arame farpado, e dá uma noção visual do que está acontecendo com os refugiados”, disse presidente do júri e diretor de fotografia da Agence France-Presse, Francis Kohn.

“Há anos a World Press Photo vem abordando a questão dos refugiados de conflitos no Oriente Médio e África. Não fosse pelas fotografias, talvez não soubéssemos a real gravidade do que está acontecendo. É uma das maiores crises humanitárias da história”, disse Rafael Ferraz, organizador da exposição e sócio da Capadócia Produtora Cultural, responsável há nove anos por trazer a mostra ao Brasil.

Fotógrafo brasileiro

O paulista Mauricio Lima ganhou o 1º lugar na categoria Notícias Gerais, com a foto de um adolescente de 16 anos – militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria –, feita para uma reportagem do New York Times; e o 2º lugar na categoria Vida Cotidiana, com a foto de um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará, feita para a Al Jazeera America, numa reportagem sobre a construção de hidrelétrica na região que pretende alagar grande parte das terras da tribo.

Lima é também vencedor do Prêmio Pulitzer 2016, junto com outros três profissionais, e foi eleito Fotógrafo do Ano pelo POY Latam, o maior e mais importante concurso de fotografia da América Latina.

Foto do brasileiro Mauricio Lima, 2 lugar na categoria Vida Cotidiana do World Press Photo 2016. Imagem retrata grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará

Foto do brasileiro Mauricio Lima, 2º lugar na categoria Vida Cotidiana do World Press Photo 2016. Imagem retrata grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no ParáMauricio Lima/World Press Photo

Os brasileiros também vão se identificar com a série fotográfica do espanhol Sebastián Liste, que recebeu o 3º lugar na categoria Vida Cotidiana. Liste fotografou a rotina do Papo Reto, coletivo de mídia independente do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, que registra a vida dos moradores da comunidade.

O World Press Photo 2016 teve 5.775 fotógrafos inscritos de 128 nacionalidades. Quase 83 mil imagens concorreram aos prêmios, distribuídos em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países.

A fundação World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos que tenta promover interesse e reconhecimento no grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, e pela livre troca de informações.

 


Fonte: Exposição no Rio reúne fotos jornalísticas de 21 países.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias