Manaus tem programação especial na 14ª Semana dos Museus

Publicado em 16/05/2016 - 17:28 Por Bianca Paiva – Correspondente da Agência Brasil - Manaus

A partir de hoje (16), várias cidades do país participam de atividades da 14ª Semana de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, o Paço da Liberdade, que fica no centro histórico, vai participar do evento pela quarta vez. O museu começou a ser construído em 1874 e, em 2013, foi reinaugurado, após uma reforma. O espaço já foi sede dos governos provincial e republicano e, posteriormente, estadual e da prefeitura.

“O Paço representa muito da nossa história, muito da nossa identidade. Ele está localizado onde a parte urbana da nossa cidade começou, numa área importante que representa muito pra toda a nossa gente. Para nós, é muito importante que esse evento se configure e que cada vez mais as pessoas possam participar dele”, afirmou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz.

A programação no Paço da Liberdade começou nesta terça-feira (17), com a palestra “Paisagens Culturais”, da arquiteta Ana Lúcia Abrahim, no Les Artistes Café Teatro, às 15h. Na quarta-feira, haverá uma visita guiada para estudantes da rede municipal de ensino. O encerramento será na sexta-feira, às 15h, também no Café Teatro, com a palestra “Manaus para Inglês Ver: Arqueologia Histórica no Centro da Cidade”, das arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira. As duas profissionais participam do projeto de revitalização do centro histórico da capital amazonense.

“Nossas programações sempre têm contado com palestras, visitas guiadas com atividades artísticas. O intuito disso, dessa semana de museus, é justamente convocar o público para conhecer parte de sua história, os acervos dos museus e conhecer os prédios onde essas obras estão abrigadas”, disse Márcio Braz.

O Paço da Liberdade fica na Praça Dom Pedro II e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h da tarde, e aos sábados, das 9h às 12h30.

Também haverá atividades da 14ª Semana de Museus em Manaus na Casa Eduardo Ribeiro, nos museus da Amazônia, da Imagem e do Som do Amazonas, de Arqueologia, do Homem do Norte, do Seringal Vila Paraíso, do Teatro Amazonas, além de museus do município de Maués.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias