MST ocupa fazenda no interior paulista; Temer nega ser dono de propriedade

Publicado em 09/05/2016 - 12:54 Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou que mil famílias ocuparam, na manhã de hoje (9), a Fazenda Esmeralda, em Duartina, no interior paulista. De acordo com o movimento, a propriedade é do vice-presidente da República, Michel Temer. A assessoria do peemedebista nega que ele seja dono do imóvel.

Em nota, o MST justificou que a ocupação teve o objetivo de colocar, novamente, em pauta o tema da reforma agrária. "[A intenção] é denunciar as conspirações golpistas de Temer, muitas vezes, articuladas de dentro da propriedade”, informa o movimento, referindo-se ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o movimento, a fazenda se estende por 1,5 mil hectares, entre os municípios de Duartina, Fernão, Gália e Lucianópolis e que, embora o imóvel pertença à empresa Argeplan, teria ligações com o vice que estaria usando o local para articulações com os políticos do PMDB. Na propriedade, explica o comunicado, existe produção de eucalipto envolvendo mão de obra análoga à escravidão.

A Argeplan – empresa de engenharia e arquitetura – pertence a João Baptista de Lima Filho. Um porta-voz informou por telefone que as informações passadas pelo MST não têm fundamento e que seriam acusações de interesses políticos. A empresa também informou que já estão sendo tomadas as providências para solicitar a reintegração de posse.

Segundo a Polícia Militar, a ocupação ocorreu por volta das 6h de forma pacífica. Uma viatura chegou a se deslocar até a entrada da fazenda, mas já deixou o local. Até as 12h30 não havia o registro de nenhum incidente.

 

*Matéria alterada às 16h10 para correção de informação. A ocupação foi realizada por integrantes do MST e não do MTST, como informava o texto

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias