Passagem da Tocha Olímpica movimenta ruas da cidade histórica de Pirenópolis

Publicado em 04/05/2016 - 17:21 Por Marcelo Brandão - Enviado especial - Pirenópolis (GO)

Pirenopolis, GO, BRASIL, 04-05-2016, Conduzida por atletas e personagens marcantes da história local, a chama percorre pontos turísticos da cidade goiana (Marcello Casal Jr/Agência Brasil) (Foto: Marcello Casal Jr

Conduzida por atletas e personalidades da região, a Tocha Olímpica percorreu pontos turísticos da cidade goiana de PirenópolisMarcello Casal Jr/Agência Brasil

A manhã de hoje (4) na simpática Pirenópolis, no interior de Goiás, começou diferente. Mesmo prevista para chegar às 11h40, a Tocha Olímpica já era aguardada pela população horas antes nas ruas coloniais da cidade histórica. 

Às 11h, a rua em frente à Igreja Matriz já estava cheia de gente. Meninas vestidas como pastorinhas, típicas da Festa do Divino – manifestação religiosa da região – dançavam e posavam para fotos com moradores, jornalistas e turistas.

“Tenho visto todo mundo muito empolgado, feliz na cidade. É um momento histórico, não só para a cidade, é a primeira Olimpíada no nosso país. Tenho visto um orgulho muito grande da cidade em relação ao evento”, disse o músico Toni Ribeiro, 44 anos. “Espero que se cumpra o papel que o esporte tem na sociedade. Uma boa educação sem esporte e sem artes não é uma boa educação. E se promover o esporte no país, fazendo com que mais crianças tenham vontade de serem esportistas, já seria uma vitória gigante para o nosso país”, completou.

A atriz Ana Isabela Godinho, 22, nasceu em Pirenópolis, mas atualmente mora no Rio de Janeiro. “Estou de férias, vim para a Cavalhada e aproveitei para assistir a passagem da tocha. Estou super orgulhosa de poder ver esse momento”.

Por volta das 13h, a Chama Olímpica chegou à cidade, vinda de Corumbá. Cerca de meia hora depois, chegou à praça principal, acompanhada pelos Cavaleiros das Cavalhadas, outra tradição da cidade.

Personalidades

O ex-jogador de futebol Sandro Goiano foi o primeiro a carregar a tocha, sob aplausos da população que espremeu pelas ruas estreitas.

“Esse é um momento único. Fui jogador de futebol profissional por 20 anos e isso está sendo como conquistar um título. Espero que essa tocha simbolize alegria e paz no Brasil, simbolize mudança e que nessa Olimpíada no Rio de Janeiro a gente possa conquistar muitos ouros”, disse. O ex-atleta posou para os fotógrafos e seguiu seu caminho pelas ruas de pedra.

Pirenópolis(GO) - Conduzida por atletas e personagens marcantes da localidade, a Tocha Olímpica percorre pontos turísticos da cidade goiana (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os músicos goianos Zezé Di Camargo e Luciano conduziram a Tocha Olímpica em Pirenópolis, acompanhados por moradores e fãs  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na passagem da Tocha Olímpica, o antigo e o moderno se misturaram em Pirenópolis: a paisagem interiorana e pacata, repleta de construções centenárias, foi cortada por ruidosos e chamativos caminhões, vans e carros abertos da organização dos Jogos e de patrocinadores.

Depois de uma volta pela cidade, a chama voltou à rua da Igreja Matriz nas mãos dos cantores Zezé Di Camargo e Luciano, nascidos na região. No trajeto, os músicos foram seguidos e muito assediados pelos moradores “Tenho duas lembranças muito fortes de Pirenópolis, uma delas é essa rua. Eu nunca imaginei que passaria um dia por essa, onde eu pisava quando tinha oito anos, com um dos maiores símbolos olímpicos do mundo”, disse um dos cantores.

A solenidade olímpica terminou pouco depois das 14h e a tocha partiu rumo à próxima cidade. Às 14h30, à exceção do pequeno palco montado para os discursos políticos da ocasião, já não havia qualquer traço de que um evento internacional passara por ali. Moradores caminhavam tranquilos em meio aos poucos carros que cruzavam as ruas e cachorros deitavam sob as sombras das árvores em uma tarde novamente tranquila em Pirenópolis.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias