Público aguarda chegada da Tocha Olímpica na Esplanada dos Ministérios com festa

Publicado em 03/05/2016 - 21:48 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Tocha Olímpica passa pela Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Tocha Olímpica passa pela Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, a caminho da Esplanada dos Ministérios Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com cerca de duas horas de atraso, a festa preparada na Esplanada dos Ministérios para a Tocha Olímpica não esperou a convidada principal para começar. O cantor Diogo Nogueira, umas das atrações da noite, já se apresentou e o público agora aguarda a chegada da tocha e o show cantora Daniela Mercury.

<< Siga o caminho da Tocha Olímpica >> 

O ex-atleta Joaquim Cruz, que participou hoje do revezamento do fogo olímpico pelas ruas de Taguatinga, a 20 quilômetros do centro de Brasília, subiu ao palco e disse que o Jogos Olímpicos Rio 2016 serão um momento único para o Brasil.

“O esporte é apartidário, não discrimina ninguém. Quando aquele atleta entrar na pista ele vai ser o filho da nação, representando o Brasil. Esse é o momento de nos unirmos e vestirmos as cores do Brasil e torcer por aquele atleta que vai entrar nas pistas, nas quadras ou nas piscinas”, disse o medalhista de ouro em Los Angeles, em 1984, muito aplaudido pelo público.

Em seguida, um ato pela paz reuniu representantes de várias religiões e a pacifista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela. “Hoje, os olhos do mundo inteiro se convergem para esse espaço para receber a Tocha Olímpica. A partir de hoje, milhões de brasileiros vão juntar as mãos em gestos de fraternidade e solidariedade. Acreditamos que a paz prevalecerá na aceitação mútua e na força da nossa diversidade. Nós, seres humanos, somos feitos para a solidariedade, igualdade e paz”, disse a ativista.

A programação da Tocha Olímpica em Brasília começou cedo, às 7h25, quando a chama desembarcou na capital federal. Ao longo do dia, o símbolo olímpico foi conduzido por dezenas de condutores e em breve chegará à festa na Esplanada dos Ministérios.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias