Belo Horizonte registra temperatura mais baixa do ano

Publicado em 14/06/2016 - 19:58 Por Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil - Belo Horizonte

Pelo segundo dia consecutivo, Belo Horizonte registrou a temperatura mais baixa do ano. Na manhã de hoje (14), os termômetros da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizado na região da Pampulha marcaram 12,4º C. Ontem (15), a temperatura havia alcançado 12,7 ºC. Na zona oeste da capital mineira, o frio chegou a 8,9 ºC na estação de Cercadinho, situada em um ponto mais alto da cidade. A previsão é que as baixas temperaturas persistam pelos próximos dias.

No sul de Minas Gerais também foi alcançado um novo recorde. O município de Maria da Fé (MG) registrou uma temperatura de -3,7 ºC. É a temperatura mais baixa do ano observada no estado, superando os -2,9 ºC registrados ontem no distrito de Monte Verde, em Camanducaia (MG).

Segundo o meteorologista Adelmo Correia, do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), temperaturas negativas geralmente ocorrem no sul de Minas Gerais em meados de julho. "Em 2016, o frio chegou antes da hora. Ainda falta uma semana para entrar o inverno", disse.

Além do frio intenso, os ventos em Minas Gerais devem produzir uma sensação de temperaturas ainda mais baixas. Diante desse quadro meteorológico, Correia recomenda beber bastante água para amenizar os efeitos do tempo seco e manter o uso do protetor solar, uma vez que o Brasil recebe forte incidência de radiação solar em todas as estações.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias