Metalúrgicos ocupam Via Anchieta em defesa do emprego

Publicado em 01/06/2016 - 09:18 Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Metalúrgicos que trabalham em montadoras da região do ABC Paulista estão em marcha na pista local da Via Anchieta, no sentido da Baixada Santista. Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a manifestação se estende por cerca de cinco quilômetros, do 13 ao 18. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o ato ocorre em defesa do emprego e reúne funcionários da Mercedes Benz, Ford e Scania.

Ontem (31), a Mercedes-Benz anunciou um plano de demissão voluntária (PDV) para seus empregados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a montadora, o plano teve de ser colocado em prática devido à forte queda nas vendas de veículos comerciais registrada nos últimos meses.

Os empregados poderão aderir ao PDV de hoje a 8 de julho. A indenização, de acordo com a Mercedes, não pode exceder R$ 115 mil. Não há limite na quantidade de funcionários que poderão participar do plano. A empresa disse esperar, com o PDV, diminuir o “excedente” de empregados que, segundo a montadora, é de mais de 2 mil empregados.

A fábrica de São Bernado está atualmente com 1,8 mil empregados em licença remunerada, sem prazo determinado para voltar a trabalhar.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias