Ministério do Trabalho embarga ampliação do Terminal Alvorada, na Barra

Publicado em 15/06/2016 - 19:30 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Ministério do Trabalho embargou a obra de ampliação do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, com ações de ampliação do BRT Transoeste, do Terminal Alvorada até a estação do Metrô no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A decisão ocorreu após ação de fiscalização de auditores-fiscais do Trabalho na sexta-feira (10).

A equipe de fiscalização do Ministério do Trabalho identificou irregularidades na sinalização da obra, falta de isolamento do canteiro, emendas na fiação, falta de aterramento dos contêineres que serviam como área de vivência e entulho na área de trabalho. Foram verificados ainda trabalhadores sem equipamento de proteção individual.

Com custos de cerca de R$ 30 milhões, a obra começou há cerca de um ano e está ampliando os corredores de trânsito para passagem de ônibus convencionais e BRTs, de responsabilidade da empresa Globo Construções e Terraplanagem LTDA. A empresa recebeu relatório de embargo com todas as medidas que precisam ser adotadas para liberação da obra.

O ministério lavrou 24 autos de infração devido ao descumprimento das disposições expressas nas Normas Regulamentadoras, irregularidades que, segundo relatório técnico, colocam “em grave e iminente risco a integridade física dos trabalhadores”. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a construtora já está atendendo às exigências feitas pelo órgão e a paralisação não afetará o cronograma de obras, com conclusão prevista para julho.

O corredor expresso para ônibus vai beneficiar até 220 mil passageiros por dia, segundo a prefeitura. A via ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, terá 56 km de extensão e 53 estações. O trecho final do corredor Transoeste ligará o Terminal Alvorada à futura Linha 4 do metrô, no Jardim Oceânico, e, segundo a prefeitura, já tem 89% das obras concluídas.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias