Polícia Militar desocupa hotel no centro de Brasília

Cerca de 200 homens participaram da ação. Membros do Batalhão de

Publicado em 05/06/2016 - 10:27 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal invadiu na manhã de hoje (5) o Torre Palace Hotel, ocupado por integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP) desde outubro do ano passado. A operação começou por volta das 6h e, meia hora depois, o local já havia sido desocupado.

Cerca de 200 homens participaram da ação. Membros do Batalhão de Operações Especiais entraram no hotel pelo topo do prédio, utilizando dois helicópteros da corporação, enquanto homens do Batalhão de Choque entravam pelas escadas.

Ao todo, três homens, quatro mulheres, dois idosos e quatro crianças foram retirados do local. Os adultos foram algemados e encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada. As crianças, bastante assustadas, receberam os primeiros socorros ainda no hotel e, em seguida, foram levadas para o Hospital Materno Infantil de Brasília.

Em entrevista à Agência Brasil, a secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, Márcia de Alencar, classificou a operação como exitosa. “O foco hoje foi na preservação de vidas e no salvamento e resgate dos que estavam lá dentro, mas o que aconteceu, de fato, foi uma rendição por parte dos integrantes”.

Ainda segundo Márcia, o local agora está sendo periciado por homens da Polícia Civil. Os presos devem responder por resistência, dano ao patrimônio e tentativa de homicídio, por conta dos diversos objetos atirados do topo e de outros andares do hotel durante a ocupação.

“Não quisemos, em nenhum momento, criminalizar os movimentos sociais. Mas o que estava ocupando esse hotel não era mais o MRT”, disse. “Cumprimos todos os protocolos nacionais e internacionais e essa ação confirma a capacidade operacional das nossas forças”, concluiu.

 

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias