Rio: trânsito e mobilidade são destaques da nova versão do site Cidade Olímpica

Publicado em 16/06/2016 - 13:42 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

rio2016_banner

 

A 50 dias do início dos Jogos Olímpicos 2016, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (16) a nova versão do site Cidade Olímpica. A plataforma que, antes veiculava vídeos e informava sobre o andamento das obras relacionadas ao evento, a partir de hoje servirá como serviço para os cariocas e visitantes que quiserem saber as melhores rotas a serem tomadas, vias interditadas e até preços de transportes públicos.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a ideia é voltada basicamente para os cariocas que terão o cotidiano bastante afetado por causa do maior evento esportivo do planeta. “Foi muito pensado [o site] para a população da cidade. É notório e inegável que todos teremos nossa vida muito alterada, mas por um motivo muito especial. Não queremos que o carioca saia da cidade durante os Jogos. Nosso povo é a alma do Rio de Janeiro e é ele que fará a alegria das competições. Então, nada mais justo que fazer esse serviço, mostrando quais vias da cidade estão com inversão de sentido, quais estão interditadas, qual o melhor caminho,etc.. É uma obrigação de todo morador do Rio, a partir de hoje, começar a se programar visando aos próximos meses e tomando como base o nosso portal”, disse.

Paes destacou que, por mais que o transtorno exista, muitas empresas estão dando férias coletivas aos seus empregados e que tanto a rede estadual quanto municipal de ensino também estarão de férias durante o período olímpico para facilitar o fluxo na cidade. O prefeito ressaltou que o site também é útil para quem vai presenciar as competições.

“Eu peço paciência e compreensão para todos, porque serão dias de algum transtorno, mas que valerão a pena. Eu vejo empresas dando férias aos seus funcionários e nossa comunidade escolar, tanto estadual como municipal, também receberá essas férias durante as Olimpíadas para que haja uma facilitação. De resto, basta acessar o portal para evitar dor de cabeça. Vale lembrar que quem for assistir a algum jogo ou a alguma prova também pode e deve entrar no site para conferir como chegar, sair, etc,”, acrescentou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani (PMDB-RJ), as faixas olímpicas, plano logístico que reservará faixa seletiva em várias vias da cidade para deslocamento de delegações e organizadores dos Jogos, estarão totalmente implantadas a partir do dia 25 de julho e quem não respeitás-la terá que pagar multa

“Infelizmente a gente tem que usar o recurso da multa, que ainda é o mais eficaz. Quem invadir a faixa olímpica deverá pagar R$ 1,5 mil de penalização. A gente espera que isso não seja necessário, até porque estamos divulgando sobre as faixas também no site Cidade Olímpica para o carioca ficar atento e não precisar passar por esta situação. A faixa olímpica não é uma mordomia, mas uma necessidade. Serão inúmeras delegações que treinaram anos visando àquele momento e devemos fazer de tudo para que saia da melhor maneira possível”, afirmou.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão realizados entre os dias 5 a 21 de agosto, com mais de 10 mil atletas de 206 países diferentes. Em 17 dias de competições, serão disputadas 306 provas com medalhas. Os Jogos Paralímpicos ocorrerão entre os dias 7 a 18 de setembro, trazendo mais de 4 mil atletas de 176 nações diferentes. Em 11 dias de disputa, serão realizadas 528 provas com medalhas.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias