Serviço de necropsia no IML do Rio volta a funcionar após 5 dias de paralisação

Publicado em 13/06/2016 - 13:17 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Após seis dias de paralisação, o serviço de necropsia da sede do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IML), na zona portuária do Rio, voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (13). Os exames de corpo de delito e os laudos continuavam sendo feitos. A necropsia havia sido paralisada na quinta-feira (9) por causa da falta de higiene básica no local.

Por meio de nota, a Polícia Civil confirmou o retorno do serviço, afirmando que o Departamento Geral de Polícia Técnico-Cientifica (DGPTC) informou que, com a retomada do serviço de limpeza, as necropsias já estão sendo realizadas na unidade.

O governador em exercício, Francisco Dornelles, havia determinado que fossem repassados pela Secretaria de Fazenda cerca de R$ 7 milhões ao Instituto Médico Legal para pagar serviços terceirizados de limpeza. A secretaria garantiu que, desde quinta-feira vem realizando repasses de R$ 7 milhões ao instituto, o que ocasionou o encerramento da paralisação.

Na sexta-feira (10), a Organização Não Governamental (ONG) Somos Todos Vítimas havia feito um mutirão de limpeza na unidade. Cerca de 40 voluntários fizeram uma faxina no pátio, mas foram proibidos de limpar as dependências e as salas de necropsias da unidade do centro. Os corpos que precivam passar pelo serviço estavam sendo encaminhados para o IML de Campo Grande, na zona oeste.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias