SP: mesmo com bombas e detenções, sem-teto dizem que ocupação continua

Publicado em 01/06/2016 - 19:36 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

São Paulo - Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam a entrada do prédio onde funciona o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Além de ocupar prédio da Presidência, manifestantes tomaram a Avenida Paulista   Rovena Rosa/Agência Brasil

Mesmo após as bombas atiradas por policiais militares por volta das 16h30 de hoje (1º) e a detenção de seis pessoas, membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) dizem que vão permanecer ocupando o prédio da Presidência da República na Avenida Paulista, em São Paulo, por tempo indeterminado. O prédio foi ocupado por volta das 14h30 em protesto contra a suspensão de parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Além de ocupar o interior do prédio, os manifestantes ergueram um acampamento com lona preta em frente à sede da Presidência.

A jornalistas, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) André Luiz disse que seis pessoas foram detidas no ato desta quarta-feira por “desacato, agressão, resistência e obstrução à detenção de um indivíduo”. Uma das pessoas detidas era uma mulher.

Segundo Guilherme Boulos, um dos coordenadores do MTST, o prédio foi ocupado, militantes acamparam na calçada da Paulista e faziam uma manifestação pacífica. "Aqui tem idoso, mulher grávida, crianças. Simplesmente, uma pessoa do movimento soltou fogos para cima, como tem em todas as manifestações, e um grupo de policiais, covardemente, pegou ele, agrediu, espancou, prendeu e espancou novamente, com ele imobilizado. As pessoas foram tentar tirá-lo e, nesse processo, prenderam mais cinco pessoas, inclusive uma médica, que foi tentar ver os ferimentos."

Boulos disse que o episódio mostra, mais uma vez, como a Polícia Militar lida com trabalhador. "É cínico ver que tem um grupo de pessoas há dois meses acampadas na Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo] [pedindo a saída da presidente afastada Dilma Rousseff] e são tratados com filé mignon e selfie com essa mesma tropa de choque”, afirmou. Ele acrescentou que os sem-teto vão ficar no local por tempo indeterminado, "até que esse governo ilegítimo devolva as moradias que tomou do povo”.

Tumulto

Por volta das 16h30, um dos manifestantes soltou um rojão e foi abordado por policiais militares. Para impedir que ele fosse detido, outros manifestantes se aproximaram dos policiais, o que deu início ao tumulto. A polícia jogou bombas de gás e spray de pimenta para dispersar o grupo. Segundo o tenente-coronel André Luiz, ele foi detido “porque estava com objetos que são proibidos em manifestações, e a polícia já foi agredida diversas vezes por rojões. Ele não deveria ter vindo com rojões para cá.”

Após a confusão, o tenente-coronel foi conversar com Boulos. A conversa entre eles foi gravada e acompanhada por jornalistas e manifestantes. “Vocês começaram a agredir ele [o manifestante]”, disse Boulos a André Luiz. “Eu vou pegar uma mochila cheia de fogos e vou fazer o quê com ela?”, respondeu o coronel, sobre o fato de ter apreendido uma mochila junto ao manifestante que soltou o rojão.

O coronel perguntou a Boulos se o ato permaneceria e recebeu uma resposta positiva. “Vamos permanecer aqui do jeito que está agora”, respondeu Boulos. “Mantenha o pessoal fora da rua para que não haja nenhum acidente e ninguém seja atropelado. Vocês poderão permanecer aí o tempo que quiseram”, disse o coronel ao líder do MTST. “Mas vocês nos asseguram que não haverá mais nada, nenhuma repressão?”, perguntou Boulos. “Não fizemos nenhuma repressão. Só apreendemos um indivíduo que estava com material proibido para manifestação”, disse o policial.

Boulos informou que uma comissão de deputados estaduais e federais está, neste momento, tentando interceder pela libertação dos manifestantes detidos no ato de hoje. Entre eles estão o deputado estadual  João Paulo Rillo (PT) e os deputados federais Ivan Valente (PSOL-SP) e Paulo Teixeira (PT-SP), além do secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy.

Ocupação

São Paulo - Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam a entrada do prédio onde funciona o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com bandeiras e cartazes, manifestantes do MTST ocuparam a entrada do prédio Rovena Rosa/Agência Brasil

O prédio da Presidência da República começou a ser ocupado por volta das 14h30 de hoje. Parte dos manifestantes ocupou o hall do prédio com bandeiras do movimento, gritando palavras de ordem como “Fora, Temer” e “MTST, a luta é para valer” e “Aqui está o povo sem medo de lutar”. Mensagens contra Temer foram fixadas com papéis e também pichadas na fachada do prédio.

Um grande número de pessoas ficou do lado de fora, ocupando a calçada em frente ao prédio, além de três faixas da Avenida Paulista, sentido Paraíso. Após as bombas, a Avenida Paulista foi liberada, embora os manifestantes permaneçam no local, ocupando as calçadas da avenida e o hall do prédio da Presidência da República em São Paulo.

Outro protesto

No último dia 22, em um protesto convocado pela Frente Povo Sem Medo, que reúne diversos movimentos sociais, incluindo o MTST, manifestantes fizeram uma passeata até os arredores da casa do presidente em exercício, Michel Temer, no Alto de Pinheiros, zona oeste paulistana. Todos os acesso à praça onde fica a residência de Temer foram interditados pela PM.

Os militantes cercaram o local e montaram acampamento. No início da madrugada de segunda-feira (23), a PM dispersou o grupo com bombas de gás e jatos d'água. Nesta semana, a segurança ao redor da casa de Temer foi reforçada. “Nos tiraram de lá, do Alto de Pinheiros, na outra semana, sem nenhuma ordem judicial alegando que era área residencial. Uma área privada que está sendo protegida com recurso público e agentes públicos. E agora nos agrediram também em uma área que não é residencial, a Avenida Paulista, um centro de manifestações. Quem vem de verde e amarelo aqui é tratado de um jeito. Quem vem de Capão Redondo ou Itaquera, como esse povo aqui, é tratado de outro”, afirmou Boulos.

Planalto

O Palácio do Planalto informou que o Gabinete de Segurança Institucional, ao ficar sabendo da ocupação, acionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para que a PM atuasse, já que não se trata de uma área pertencente à União.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério das Cidades disse que não se pronunciaria sobre o protesto, mas informou que o programa Minha Casa, Minha Vida será mantido e aperfeiçoado.

O texto foi ampliado às 20h55

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias