USP inaugura radar meteorológico de alta resolução em São Paulo

Publicado em 14/06/2016 - 17:06 Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou hoje (14), no Parque Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec, zona Sul da capital paulista, um radar meteorológico doppler banda X de dupla polarização e tecnologia de alta resolução, considerada a mais avançada para o monitoramento das chuvas. Com o novo radar, as previsões de chuva em curtíssimo prazo serão melhores e contribuirão para a eficácia dos sistemas de alerta de cheias e inundações. Será possível ainda calcular rajadas de vento com mais precisão e identificar formação de tempestades elétricas.

Desenvolvido em parceria da USP com Ministério de Finanças e Contas Públicas da França, o radar foi instalado na cabeceira do Córrego do Ipiranga, local considerado estratégico para monitorar a cidade e seus arredores. O equipamento abrange um raio de 60 km, cobrindo boa parte da região metropolitana de São Paulo. A capacidade é a de monitorar chuvas com até 75 metros de resolução a cada minuto. As imagens ficam disponíveis na internet.

Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor Mario Thadeu Leme de Barros, da Escola Politécnica da USP, o radar será incorporado aos sistemas de alerta na região metropolitana de São Paulo, com destaque para o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, a Central de Alerta do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) e o Sistema de Alerta da Defesa Civil de São Paulo.

“Já operamos o radar banda S, da cabeceira do Alto Tietê, que cobre um raio de 200 km. Este novo radar é de alta resolução. Cobre uma área menor, porém é mais sensível à medição de chuva. Os dois vão operar em conjunto, mas este vai propiciar detalhamento maior. Outra vantagem é fazer medições de rajadas de vento. Começamos a perceber fenômenos que, até então, nem monitorávamos”, disse.

De acordo com o professor Carlos Augusto Morales, também coordenador do projeto, com o novo radar será possível criar um banco de dados, a partir do qual se conseguirá calcular a probabilidade de eventos que afetem a cidade. “Com este radar temos um mapa da cidade inteira e sabemos a frequência e onde ocorrem, ou seja, um detalhamento mais apurado e localizado.”

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias