Vendavais causam queda de torres e desligamento de linhas de transmissão em SP

Publicado em 06/06/2016 - 07:05 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota à imprensa, que vendavais severos registrados na madrugada desse domingo (5) na região de Campinas (SP) levaram à queda de cinco torres de transmissão e o consequente desligamento automático de três linhas da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). As linhas de transmissão (LTs) afetadas são a Santo Ângelo/Replan, de 440 kV, da Cia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), Santo Ângelo/Mogi Mirim, de 440 kV, também da Cteep, e a Campinas/Itatiba, de 500 kV, de Furnas.

Outra linha de transmissão de Furnas, a Campinas/Guarulhos, de 345 kV, foi também desligada pela atuação do sistema de proteção, face à queda dos cabos da LT Campinas/Itatiba sobre essa linha.

De acordo com o ONS, com as medidas adotadas pelo operador, em conjunto com os respectivos agentes, não houve perda de carga de consumidores, que continuaram sendo supridos pelos demais equipamentos em operação. No entanto, houve desligamentos localizados no sistema de distribuição da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), devido à perdas de linhas de transmissão dessa empresa.

Na nota, o ONS considera o fato de o evento ter ocorrido em um fim de semana, quando a demanda de energia elétrica é inferior ao de um dia normal de trabalho. O ONS frisa, no entanto, que está estudando as medidas operativas adicionais que serão necessárias, “de forma a garantir as condições de segurança e confiabilidade no suprimento da região de Campinas e da cidade de São Paulo, até que sejam restabelecidos os equipamentos afetados”.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias