Aneel reduz tarifas de energia de quatro distribuidoras gaúchas

Publicado em 19/07/2016 - 14:50 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (19) uma redução nas tarifas de energia de quatro distribuidoras que atendem municípios no Rio Grande do Sul. Os novos valores passam a valer na sexta-feira (22).

Para as unidades atendidas pela Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), a queda no preço da tarifa será de 14% para consumidores residenciais e de 15,29% para indústrias. A distribuidora atende 36,2 mil usuários nos municípios de Carazinho, Coqueiros do Sul, Chapada, Santo Antônio do Planalto, Colorado e Selbach.

Para os clientes residenciais atendidos pelo Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), a redução será de 9,57% nas tarifas. As indústrias terão redução de 9,42%. A empresa atende 31,9 mil usuários em Ijuí.

Variação

Os 17,8 mil clientes do município de Panambi atendidos pela Hidroelétrica Panambi (Hidropan) terão redução de 10,59% para consumidores residenciais e de 13,77% para indústrias.

A distribuidora Muxfeldt Marin & Cia (Muxenergia) terá redução de 13,72% nas tarifas de consumidores residenciais e de 16,78% para consumidores industriais. A empresa atende 10,9 mil usuários em Tapejara.

Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste das tarifas a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição são atualizados com base no IGP-M.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias