Avião da FAB cai durante treinamento no Rio e pilotos saem ilesos

Publicado em 05/07/2016 - 21:30 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

Um avião caça F5-FM Tiger da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu hoje (5), no início da noite, na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu às 18h40, durante um voo de instrução. Os dois pilotos que estavam na aeronave conseguiram se ejetar da cabine, e, com ajuda de um paraquedas, aterrissar em segurança.

A tripulação realizava um voo local de treinamento e estava em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha que não permitia o pouso em segurança. A ejeção ocorreu de forma controlada, com a aeronave direcionada a uma região desabitada.

O coronel-aviador da assessoria de Comunicação Social da FAB em Brasília, Rogelio Azevedo Ortiz, disse que, após a detecção da falha, todos os procedimentos técnicos previstos foram tomados, mas como não foi possível reverter a situação, “foi necessária a ejeção dos pilotos”.

Segundo Ortiz, a aeronave do acidente estava em plenas condições de voo e a FAB espera manter em operação aviões similares por mais alguns anos. “Com certeza, posso afirmar que todas as revisões estavam realizadas dentro do previsto.”

Equipes de investigação da Aeronáutica estão no local para apurar o que determinou o acidente.


*Colaborou Nanna Pôssa, repórter do Radiojornalismo.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias