FAB vai apurar o que causou incidente com dois voos no Santos Dumont

Publicado em 14/07/2016 - 20:50 Por Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro


A Força Aérea Brasileira (FAB) vai apurar um incidente que provocou hoje (14) a suspensão da decolagem do voo Avianca 6220 e a arremetida (procedimento em que o piloto, durante o pouso, faz o avião subir de novo, subitamente) da aeronave TAM 3908, por volta das 9h10, no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. As ações foram executadas, de acordo com a Aeronáutica, para garantir a segurança de pedestres que cruzaram a via pública próximo à cabeceira da pista 02R, que dá acesso à Escola Naval, e onde a passagem de veículos e de pessoas é controlada por uma cancela.

De acordo com o diretor-geral Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), tenente-brigadeiro Carlos Voyk de Aquino, “na medida em que a torre observou a intrusão, segurou a aeronave e não autorizou a decolagem e também na sequência foi obrigada a comandar a arremetida de uma outra aeronave”.
O diretor informou ainda que toda a estrutura de controle de trafego aéreo visa a segurança, incluindo os bens materiais e de pessoas envolvidas na atividade. O tenente-brigadeiro disse que os profissionais que atuam neste trabalho são ostensivamente treinados: “Vemos o resultado no nosso dia a dia, no sentido de que uma coisa, aparentemente simples, pode causar grandes danos, tanto pessoais como materiais”.

O militar admitiu que esse tipo de incidente não é uma situação comum, mas, quando ocorre, é por causa de alguma falha: “É bastante episódica e sempre haverá um distraído que cometerá um deslize, uma infração. Por mais que se busque colocar conscientização, informação e sinalização, que são existentes ali, percebemos que houve uma falha, não necessariamente do sistema mas de um usuário da área de trânsito, especificamente. Evidentemente, temos um processo de investigação. Vamos verificar se podemos melhorar os procedimentos no sentido de que não tenhamos ocorrências similares no futuro”.
 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias