Jornada Mundial da Juventude começa com oração por vítimas de terrorismo

Publicado em 26/07/2016 - 16:32 Por Marieta Cazarré - Correspondente da Agência Brasil - Lisboa

Começou oficialmente hoje (26), em Cracóvia, na Polônia, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um dos maiores eventos internacionais promovidos pela Igreja Católica. O evento vai até domingo (31) e são esperados mais de 2 milhões de peregrinos dos cinco continentes.

A jornada deste ano tem como tema Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia e homenageia o papa João Paulo II, idealizador do evento. A cerimônia oficial de abertura foi a missa presidida pelo bispo diocesano, cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi secretário pessoal do papa João Paulo II por muitos anos.

No começo da missa, o cardeal Dziwisz pediu a todos que rezem pelas vítimas do terrorismo. “Rezemos por todas as vítimas do terrorismo nestes últimos tempos. Rezemos pelo sacerdote que foi assassinado hoje durante a celebração da Santa Missa na França”.

O evento recebeu mais de 600 mil inscrições, das quais 13 mil são de brasileiros. Além disso, 150 voluntários do Brasil estão na organização da jornada, que terá participantes de mais de 100 países. O papa Francisco chegará amanhã (27), às 16h, a Cracóvia, onde será recebido pelos peregrinos.
A JMJ acontece desde 1986 e é a segunda vez que a Polônia recebe o evento, a primeira foi em 1991, quando o polonês João Paulo II era papa.

Hoje, durante o primeiro dia da jornada, houve a marcha da Chama da Misericórdia. A rota de peregrinação incluiu lugares importantes para João Paulo II na cidade. A Chama da Misericórdia ficará acesa no altar e acompanhará os peregrinos durante todo o período da JMJ.

A programação da jornada tem 250 eventos que incluem pintura, fotografia, imagens, eventos esportivos, apresentações e espetáculos. Haverá ainda a Copa Católica, torneio de futebol que vai reunir equipes da Europa, América do Norte, América Central, América do Sul e África.

A delegação brasileira é a 7ª mais numerosa entre os inscritos. A última JMJ ocorreu no Rio de Janeiro, em 2013.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias