Reino Unido: Partido Conservador começa escolha de novo primeiro-ministro

Publicado em 05/07/2016 - 12:38 Por Da Agência Ansa - Londres

O Partido Conservador deu início hoje (5) ao processo de escolha de seu novo líder, que substituirá David Cameron como premier, após ele anunciar sua renúncia em decorrência da aprovação do referendo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Os 330 membros do partido votam inicialmente para eliminar o candidato com menor representividade. Novas rodadas serão realizadas às terças e quinta-feiras nos próximos dias até que sobrem apenas dois nomes.

Os 150 mil militantes do partido, então, têm direito a votar nos dois nomes concorrentes. Desta forma, o novo premier deve ser escolhido até 9 de setembro.

A ministra do Interior, Theresa May, é a favorita para substituir o primeiro-ministro inglês David Cameron, que anunciou que vai deixar o comando do Reino Unido, após o referendo que definiu a saída o país da Uniã

A ministra do Interior, Theresa May, é a favorita para substituir o primeiro-ministro inglês David Cameron, que anunciou que vai deixar o comando do Reino Unido, após o referendo que definiu a saída o país da União EuropeiaWill Oliver/Agência Lusa

A ministra do Interior, Theresa May, começa a corrida com vantagem, pois ela conta com o apoio de 115 dos 330 representantes do partido. Seus planos podem ser ameaçados, no entanto, pela ministra da Energia, Andrea Leadsom, que recebeu o apoio do polêmico ex-prefeito de Londres Boris Johnson no começo da semana.

O anúncio de que Johnson não concorreria ao cargo veio como uma surpresa, após ele ser um dos líderes da campanha vitoriosa pela saída do Reino Unido da UE.

Outros nomes na corrida para substituir Cameron ainda são do ministro da Justiça, Michael Gove, do secretário de Estado do Trabalho e Pensões, Stephen Crabb, e do ex-ministro da Defesa Liam Fox.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.