Operação no Complexo do Alemão prende 21 envolvidos com tráfico de drogas

Publicado em 03/08/2016 - 13:51 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As polícias Civil e Militar prenderam na manhã de hoje (3) 21 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. A Operação Germânia envolve 500 policiais e deve se estender por todo o dia. Os policiais cumprem 47 mandados de prisão.

Segundo o titular da 45ª Delegacia de Polícia (Alemão), Fábio Asty, a operação começou, de fato, em agosto do ano passado, quando policiais se infiltraram na comunidade para recolher informações sobre o esquema de drogas e compra de armas.

"Ficamos por lá até abril deste ano, quando estávamos cientes de tudo que devíamos fazer. A operação conta com 47 mandados de prisão, com 21 presos até a manhã de hoje. Deste número, 13 foram cumpridos com pessoas que já estavam sob cárcere, mas que coordenavam e agiam na comunidade mesmo de dentro do presídio. Essa é uma operação importante, pois os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora daquela região têm sofrido com muitos ataques nos últimos meses. Então, para prevenir algo ainda pior, decidimos agir no dia de hoje", disse.

Asty minimizou o fato de a ação policial se dar às vésperas dos Jogos Rio 2016. De acordo com ele, isso traz, na verdade, uma calmaria e segurança para quem estiver na cidade. "Não acredito que isso amedronte quem estiver aqui pelo evento. Muito pelo contrário, traz uma maior sensação de segurança. Tudo que fizemos e estamos fazendo é bem planejado e visa somente à segurança e ao bem-estar da nossa população, acima de tudo. Estamos com a operação em andamento, mas já me arrisco a dizer que obtivemos êxito nela."

O delegado ainda disse que, no caso do Complexo do Alemão, a polícia contava com inimigos de dentro da própria comunidade. "Nós prendemos um líder comunitário que vinha fornecendo informações privilegiadas da polícia para os bandidos. Ele sabia de muitas coisas e passava para os marginais, que acabavam nos surpreendendo". O líder ao qual Fábio Asty se refere é Marco Venicio de Moura, conhecido como Muruca.

O titular da Delegacia de Combate às Drogas da Polícia Civil do Rio de Janeiro (Dcod), delegado Felipe Curi, foi baleado durante um tiroteio no início da operação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Curi foi levado ao Hospital Getúlio Vargas, medicado e já recebeu alta. "Ele esteve aqui na Cidade da Polícia ainda há pouco, inclusive. Ele está muito bem. Infelizmente, isso [policial ser baleado] é algo comum nessas situações", disse Asty.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias