Ciclistas fazem manifestação em frente a casa de João Doria

Publicado em 05/10/2016 - 23:46 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Dezenas de ciclistas fizeram na noite de hoje (5) uma manifestação em frente a casa do candidato eleito à prefeitura de São Paulo, João Dória Jr. Os ciclistas partiram por volta das 19h30 da Avenida Paulista e foram até o Jardim Europa, área nobre da capital paulista, onde reside Doria.

Os ciclistas entregaram uma carta a um dos seguranças da casa de Doria, em que reivindicaram a continuidade do programa de expansão de ciclovias na cidade e pedem que o futuro prefeito se comprometa com a manutenção dos atuais 400 quilômetros da malha cicloviária da cidade.

Ciclistas fazem manifestação em frente a casa de João Doria

Em frente a casa de João Doria, os ciclistas deitaram no chão simbolizando os usuários de bicicletas mortos no trânsito da capital paulistaBruno Bocchini/Agência Brasil

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada hoje, João Doria disse não vai ampliar a rede cicloviária, a não ser em “real necessidade”, e que manterá apenas as ciclovias que têm movimento de ciclistas e que não foram construídas sobre calçadas. Segundo ele, serão feitos estudos para avaliar quais ciclovias serão eliminadas.

“Firmando esse compromisso, o futuro prefeito conseguirá diminuir a quantidade de mortes junto aos ciclistas no trânsito”, diz o texto da carta. “Caso ainda não tenha sido convencido, e insista que ciclovias sem ciclistas devem ser removidas, considere que uma calçada vazia, sem pedestres constantes, também deverá ser retirada”.

Em frente a casa de Doria, os ciclistas deitaram no chão simbolizando os usuários de bicicletas mortos no trânsito da capital paulista e gritaram palavras de ordem como “Fica, ciclovia”, “nenhum metro a menos”, e “poderia ser seu filho”. Os manifestantes gritaram ainda “Desacelera, Doria”, em referência ao tema da campanha eleitoral do candidato eleito, “acelera, São Paulo”.

Os ciclistas pediram a continuidade do Plano de Mobilidade Urbana, publicado pela Secretaria de Municipal de Transportes em abril de 2015 e que previa o planejamento de construção de uma malha cicloviária de 1,5 mil quilômetros na capital até o ano de 2030.

De acordo com os seguranças da casa de Doria, o candidato eleito não estava na residência. A reportagem não conseguiu localizá-lo.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias