Escritório da Presidência da República em São Paulo amanhece desocupado

Publicado em 11/10/2016 - 09:20 Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O escritório da Presidência da República em São Paulo voltou ao funcionamento normal na manhã desta terça-feira (11). O local foi ocupado ontem entre 17h20 e 23h por estudantes contrários à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 – que fixa um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos; e também por integrantes de movimentos sociais que reivindicam moradia.

A ocupação começou de surpresa na tarde de ontem, com o grupo ocupando o terceiro andar do edifício, localizado na Avenida Paulista. O prédio então foi cercado por policiais, para impedir que outras pessoas entrassem o prédio. Do lado de fora, estudantes permaneceram na calçada em frente ao prédio, em apoio aos que estavam do lado de dentro.

Representantes de movimentos de luta por moradia conseguiram protocolar um documento em repúdio à PEC 241, alegando que a medida avança sobre os direitos dos trabalhadores, retira direitos sociais e diminui recursos da área social. Eles também questionam a paralisação do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a Polícia Militar, a saída dos manifestantes ontem ocorreu de forma pacífica.

PEC 241

Ontem, o plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, a PEC 241. O texto precisa passar por nova votação no plenário da Câmara e depois segue para o Senado.

O presidente Michel Temer agradeceu os parlamentares e enfatizou que, quando entrar em vigor, a PEC vai permitir a retomada do crescimento do país e a geração de empregos.

“O reequilíbrio das contas não é um fim em si mesmo, mas um meio para retomada do crescimento, redução das taxas de juros e aumento do emprego", disse em nota.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias