Protesto contra PEC dos Gastos no Rio termina em confronto com a PM

Publicado em 11/11/2016 - 20:59 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Manifestantes contra PEC 55 se concentraram em frente às escadarias da Alerj

Manifestantes contra PEC 55 se concentraram em frente às escadarias da Alerj Vladimir Platonow/Agência Brasil

Milhares de manifestantes marcharam na noite desta sexta-feira  (11) pelas ruas do centro do Rio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto de gastos públicos para o governo federal. A passeata saiu da Igreja da Candelária, seguiu pela Avenida Rio Branco e tomou o rumo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou em primeiro turno a PEC dos Gastos Públicos e o texto segue agora para o plenário do Senado.

Manifestantes protestam contra PEC 55 no Rio e entram em confronto contra a PM

Os PMs tentaram perseguir os manifestantes, que soltaram mais rojões e pedras contra os policiaisVladimir Platonow/Agência Brasil

O local tem sido palco de protestos e confrontos nos últimos dias por causa de um pacote de medidas fiscais do governo do estado, que propõe ações duras, como a elevação da contribuição previdenciária de funcionários e aposentados para equilibrar as contas públicas.

O prédio foi isolado com grades de ferro e cercado por um forte contingente de policiais militares. Os ativistas ficaram concentrados em torno de um caminhão de som, onde discursaram contra a PEC 55.

A manifestação teve a participação de centrais sindicais, partidos políticos de esquerda, sindicatos de diversas categorias e representações estudantis de ensino médio e universitário.

Manifestantes protestam contra PEC 55 no Rio e entram em confronto contra a PM

Os jovens mascarados fizeram barricadas no meio da rua com mesas e cadeiras dos bares e atearam fogo em sacos de lixoVladimir Platonow/Agência Brasil

Ao final da manifestação, por volta de 20h30, um grupo de jovens mascarados soltou um rojão em frente à Alerj, o que provocou a reação dos policiais que guarneciam o prédio. Os PMs tentaram perseguir os manifestantes, que soltaram mais rojões e pedras contra os policiais. Os PMs disparam bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral.

Os jovens mascarados fizeram barricadas no meio da rua com mesas e cadeiras dos bares e atearam fogo em sacos de lixo. A polícia prendeu pelo menos três manifestantes e a confusão se alastrou por várias quarteirões do centro do Rio.

Além do Rio, houveram manifestação contra a PEC em diversas cidades do país, como Belo Horizonte, Manaus e São Paulo.

 

 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias