Coletores de lixo de Guarulhos encerram greve

Publicado em 15/12/2016 - 11:40 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A greve dos coletores de lixo de Guarulhos, cidade da Grande de São Paulo que tem 1,2 milhão de habitantes, terminou na noite de ontem (14), mas o recolhimento das mais de duas toneladas de lixo acumuladas em dois dias só deve ser normalizado hoje (15).

A paralisação foi iniciada na segunda-feira (12) em protesto contra o atraso no pagamento do salário de novembro e da primeira parcela do 13º salário.

A categoria, que reúne 450 trabalhadores, aprovou, em assembleias, a proposta da empresa Quitaúna, contratada pela prefeitura de Guarulhos para fazer a coleta. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá (Sincoverg), Lidenor Pinheiro, a empresa se comprometeu a fazer o pagamento do salário de novembro ontem (14).

Parcelamento

A metade do 13º será paga no dia 20 de dezembro e a outra metade no dia 10 de janeiro, junto com o salário de dezembro. Segundo o diretor, o pagamento foi realizado ontem. “Como o pagamento foi efetivado, a turma da noite antecipou a jornada de trabalho para fazer o recolhimento acumulado”.

Para ele, a expectativa fica agora para o cumprimento do pagamento de metade do 13º salário. “Esperamos que a empresa pague no dia prometido, se não cumprir vamos ter que parar de novo”, alertou.

Em nota, a Prefeitura de Guarulhos informou que o serviço de coleta de lixo foi retomado na noite de quarta-feira (14), sendo priorizado o recolhimento de lixo hospitalar e também nos locais de feiras livres. Nesta quinta-feira, dia 15, o atendimento será normalizado com a coleta domiciliar.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.