VolunFest quer atrair mais voluntários para causas sociais em São Paulo

Campanha do Programa de Voluntários das Nações Unidas tem como tema

Publicado em 03/12/2016 - 18:41 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Festival Vlunfest movimenta voluntariado em São Paulo

Na VolunFest, ONGs mostram o que fazem para atrair novos voluntáriosAllyson Pallisser/UNV/ONU/Divulgação

Uma homenagem aos voluntários e uma forma de atrair novos parceiros. Com este objetivo o VolunFest, um festival realizado em São Paulo reúne entidades sociais a partir deste sábado (3), até as 22h, e domingo (4), das 12h às 22h, em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro. A data foi instituída pela ONU em 1985 para celebrar o poder de transformação dos voluntariado.

No Brasil, a data está sendo comemorada pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) e diversos parceiros. Em São Paulo, o VolunFest festeja antecipadamente o dia na Rua Ribeiro do Vale, 120, Brooklin, região sul na capital paulista, com muita música, exposição de projetos sociais, adoção de animais e workshop com refugiados.

Este ano, a campanha do Programa de Voluntários das Nações Unidas tem como tema #Global Applause – Viva os Voluntários!, e visa reconhecer e incentivar o trabalho de voluntários em todo o mundo. E opções não faltam para quem quer oferecer seu tempo e força de trabalho para as ONGs presentes no evento.

O organizador da camapanha, Marcelo Costa, informa que há ONGs de diversos segmentos. “Há um painel de causas distintas para que os participantes do festival possam se identificar. Temos desde o trabalho com crianças, capacitação de jovens aprendizes, cuidados com idosos, até feira de filhotes de animais de estimação”. Ele destaca que há também advogados que prestam assistência jurídica gratuita, e os Atados, uma rede social de voluntariados. “É um festival que a ONU está apoiando para mostrar aos visitantes todas as oportunidades de se engajar no voluntariado”, falou.

VolunFest estimula voluntariado em São Paulo

Cristiana  Gomes  espera  se  tornar  mais  uma voluntáriaAllyson Pallisse/UNV/ONU/Divulgação

A administradora Cristiana Gomes auxiliou na organização do evento e hoje foi conhecer as instituições. “Vim para ver se eu começo realmente a fazer um trabalho de maneira menos esporádica. Eu tenho interesse faz tempo e não sabia como começar”, disse. Ela falou que se interessou por uma ONG de profissionalização de jovens. “Como sou administradora, estou interessada em dar aula para jovens aprendizes. Assim consigo aportar meu conhecimento profissional e contribuir com o que eu sei”, falou.

Exercício de cidadania

“Com este evento, esperamos homenagear quem que já faz o trabalho voluntário e atrair mais pessoas para o voluntariado em São Paulo”, disse a representante do UNV no Brasil, Mônica Villarindo. “É muito importante para a transformação da sociedade que todos possam se envolver de alguma forma, é um exercício de cidadania”, defende.

O Programa de Voluntários contribui para a paz e para o desenvolvimento por meio do voluntariado em todo mundo, trabalhando com parceiros para integrar voluntários qualificados, altamente engajados em programas de desenvolvimento e para promover o valor e reconhecimento global do voluntariado. O UNV possui atividades em aproximadamente 130 países – operando no Brasil desde 1998, e é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud.

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias