Postos de saúde prestam atendimento nos ensaios das escolas de samba no Rio

Publicado em 15/01/2017 - 17:05 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio que começam hoje (15) no Sambódromo da Marquês de Sapucaí já contam com o esquema especial que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou para o atendimento médico e de fiscalização sanitária.Os postos médicos funcionarão hoje e nos dias 22, 28 e 29 deste mês e 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de fevereiro. De acordo com a SMS, em 2016 foram atendidas 257 pessoas nos postos instalados no local dos ensaios técnicos.

Inicialmente, o esquema começa a funcionar com dois postos médicos, um na concentração e outro na Praça da Apoteose, até 28 de janeiro A partir do dia 29 até 18 de fevereiro a quantidade aumenta para três postos, incluindo um no Setor Oito. A explicação da secretaria é que nos primeiros ensaios o público costuma ser menor, com maior concentração nos dias mais próximos ao carnaval. No dia 19, quando também se apresentam as principais escolas, o número de postos sobe para seis, incluindo também os setores 2, 7 e 11.

Equipes

Também haverá aumento de profissionais nos postos, de acordo com a quantidade de espectadores. Nos três primeiros dias de ensaios, serão oito médicos, dois enfermeiros e oito técnicos de enfermagem. Nos seis ensaios seguintes passam a ser 11 médicos, quatro enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem. O maior número de profissionais (49) terá lugar no último dia de ensaios, com 22 médicos, sete enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem.

O horário de atendimento dos postos começa às 17h30 e vai até o fim dos ensaios. Os postos têm leitos de observação e podem fazer o primeiro atendimento e pequenos procedimentos, como curativos, sutura, hidratação. Para os casos mais delicados, haverá ambulâncias com suporte avançado, sendo três nos três primeiros dias, cinco nos seis seguintes e oito no último dia, para remoção a unidades hospitalares da rede municipal. Segundo a SMS, as transferências serão coordenadas pela Central Municipal de Regulação.

Trânsito

Por causa dos ensaios técnicos a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) fez um esquema especial de trânsito nas ruas próximas ao Sambódromo. Até a última apresentação em fevereiro, nos sábados entre 18h e 2h e nos domingos das 16h às 2h estarão interrompidas a pista lateral da Avenida Presidente Vargas no trecho com as esquinas das ruas Carmo Neto e de Santana, bem como, na Rua Benedito Hipólito entre a Carmo Neto e o acesso à Avenida 31 de Março. Outras vias no entorno da Passarela do Samba também terão interdição, como a Rua Afonso Cavalcante e Avenida Salvador de Sá. Segundo a CET-Rio, as interdições não se aplicam aos veículos destinados a socorro e emergência.

O órgão avisou ainda que a proibição de estacionamento de veículos começou às 13h e seguirá até o fim dos ensaios de hoje, nas ruas Amoroso Lima, entre a Afonso Cavalcante e a Avenida Presidente Vargas; nas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho e Frei Caneca, a Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá. O esquema será repetido nas outras datas de ensaios na Sapucaí.

Edição: Augusto Queiroz

Destaques EBC


Últimas notícias