Com festa ecológica, bloco do Rio pede para folião ir de bicicleta

Publicado em 18/02/2017 - 11:06 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Neste ano, o Bloco Brasil decidiu unir folia da carnaval com preservação do meio ambiente. Na festa que promove neste sábado (18), o bloco incentiva os foliões a deixar os carros em casa e ir de bicicleta.  

A festa vai ocorrer em um espaço reservado na Praça Almirante Júlio de Noronha, na Praia do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, a partir das 14h. No local, haverá um bicicletário com capacidade para 500 bicicletas.

Bloco Brasil vai distribuir purpurina biodegradável para foliões

Bloco Brasil vai distribuir purpurina biodegradável para foliõesDivulgação Bloco Brasil/Bernardo Peixoto

Durante a folia ecológica, os participantes vão receber purpurina ecológica, biodegradável, feita de gelatina e corantes naturais. Serão distribuídos dez quilos. Um dos organizadores e vocalista do bloco, Carlo Zarro, explicou que a purpurina tradicionalmente vendida durante o carnaval é feita de plástico. Esses resíduos acabam poluindo o mar. “São micropartículas, e acaba indo tudo para o mar”, disse Zarro.

O bloco não pretende deixar um rastro de sujeira. As latas de bebida consumidas durante a festa serão recolhidas e entregues à associação de moradores do Morro da Babilônia, localizado no bairro. O valor arrecadado com a reciclagem das latas será revertido para os moradores.

O Bloco Brasil tem 18 integrantes fixos e chega a reunir em torno de 20 mil foliões no Leme. O bloco costuma se apresentar em outras partes do país, levando a experiência do carnaval do Rio de Janeiro. “A gente toca, no nosso repertório, música popular brasileira com a roupagem e a força da bateria de escola de samba. A gente faz um carnavalzão.”

Combate ao preconceito

Com o lema Não desfile seu preconceito neste carnaval, a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) fez, na sexta-feira (17), uma campanha contra o preconceito, o racismo e o assédio durante desfile do bloco Data Vênia Doutor. Durante a folia, a organização distribuiu ventarolas com o lema para os foliões em pelo menos 12 blocos, como Vestiu a Camisinha e Saiu por Aí, Dinossauros da Alegria, Embaixadores da Folia, Imaginô e Imagininho.

“Por exemplo, a mulher, fantasiada ou não, não pode ser obrigada a fazer nada [contra a sua vontade], não pode ter seu cabelo puxado, não pode ter sua integridade física contestada. A campanha quer mostrar que nós nos preocupamos também com esse tema, sendo uma entidade essencialmente de advogados, e temos que nos somar a essa preocupação de ter um carnaval sem violência de qualquer tipo, sem piadas de mau gosto, para que todo mundo possa brincar”, disse o presidente da CAARJ, Marcelo Oliveira. 

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.