Com temperaturas acima de 32°C há quatro dias, SP terá fim de semana quente

Publicado em 16/02/2017 - 15:19 Por Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Quem vai curtir o início do Carnaval de rua em São Paulo deve preparar o chapéu e o filtro solar. Isso porque o sol e o calor que os paulistanos enfrentam há quatro dias devem se estender até a próxima semana. Desde domingo (12), a cidade registra temperaturas acima de 30 graus Celsius (ºC) todos os dias. Ontem (15), os termômetros chegaram a 32,6ºC. Na terça-feira – dia mais quente da semana –,  marcaram 32,9ºC; na segunda, 32 ºC; e no domingo, 32,6ºC.

A tarde de hoje (16) já registra média de 31,1 ºC e a temperatura tende a subir, de acordo com o técnico em meteorologia Adilson Nazário, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). “Ainda é começo da tarde e já estamos com 31,1°C, mas pode subir e chegar a 33ºC. E hoje temos condições de chuvas rápidas”. Nazário explicou que uma massa de ar seco impede a formação de nuvens carregadas, comuns para essa época do ano.

Desde o dia 11 deste mês, a média da temperatura máxima na cidade passa de 30ºC. A previsão para os próximos dias é de temperatura alta, com madrugadas quentes e abafadas. “Continuamos com temperaturas elevadas, devido ao bloqueio do sistema de alta pressão. Assim, os raios solares chegam à superfície do amanhecer até o pôr do sol. Isso faz com que tenhamod temperaturas muito altas, que excedem a média para o mês." De acordo com Nazário, a umidade do ar também fica um pouco mais baixa, entre 30% e 40%.

Para esta sexta-feira (17), a previsão é de 32ºC.  Sábado (18) e domingo (19), os termômetros devem marcar 31ºC.

No ano passado, a maior temperatura máxima foi 33,8ºC, no dia 31 de janeiro. Em 2015, a mais alta foi 36,5ºC, registrada no dia 19 de janeiro. De acordo com o CGE, além das altas temperaturas são esperadas chuvas rápidas e isoladas no fim das tardes, geralmente associadas a calor e umidade.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias