Chuva desabriga mais de 100 famílias no interior do Rio Grande do Sul

Publicado em 10/04/2017 - 17:07 Por Daniel Isaia – Correspondente da Agência Brasil - Porto Alegre

Mais de 100  famílias tiveram que deixar suas casas no último fim de semana, na cidade de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul. O município foi atingido por fortes chuvas que provocaram alagamentos em vários bairros e na zona rural, na madrugada de sábado para domingo.

Segundo a Prefeitura de Santa Rosa, o volume de precipitação foi de 207 milímetros de chuva em um período de apenas 18 horas. A maior parte dos casos foi registrada às 2h e às 4h da madrugada de domingo, período em que a chuva caiu com mais intensidade.

"Algumas casas ficaram com água na metade da parede, com todos os móveis, mantimentos e eletrodomésticos inutilizados. Em poucos minutos, alagou tudo; não teve como as pessoas retirarem tudo", disse a secretária de Desenvolvimento Social do município, Ivete Corrêa. A prefeitura chegou a oferecer o Centro de Eventos da cidade para abrigar as famílias atingidas, mas, segundo Ivete, elas preferiram ficar em casas de parentes e amigos enquanto até recuperar suas casas.

O volume de chuva também provocou enchente nos rios Pessegueiro e Pessegueirinho, que passam por Santa Rosa. Parte das famílias atingidas morava em casas às margens dos cursos d'água. Segundo a secretária, quatro pontes de escoamento de safra na zona rural do município foram arrancadas pela correnteza provocada pelas chuvas.

A Defesa Civil de Santa Rosa ainda avalia os estragos para estimar o tamanho do prejuízo causado pela tempestade do fim de semana. A prefeitura do município já realiza campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e móveis em vários pontos da cidade, especialmente em supermercados.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias