Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, é fechada devido a ressaca do mar

Publicado em 18/05/2017 - 15:35 Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A ciclovia Tim Maia, no trecho entre São Conrado e Barra da Tijuca, foi fechada às 9h20 de hoje (18) pela prefeitura do Rio de Janeiro, devido à ressaca do mar. A medida foi tomada devido ao registro de ondas com mais de 2 metros de altura e período de pico maior do que 15 segundos, um dos protocolos para o fechamento da ciclovia.

As condições do mar e de ventos são os principais critérios de ativação das ações da prefeitura do Rio para garantir a segurança dos usuários. Os protocolos de interdição são acionados quando se registram ondas com altura igual ou maior que 2 metros, e com período de pico igual ou maior a 15 segundos; ou quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta registros de ventos iguais ou superiores a 90 km/h.

A prefeitura recomenda que a população evite permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca e respeite as orientações de fechamento em sinalizações e de agentes públicos na ciclovia.

Ressaca

A Marinha do Brasil informa que ondas de até 3 metros de altura podem atingir o litoral do Rio de Janeiro até as 9h de sábado (20). A população deve evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca e evitar a prática de esportes no mar. Além disso, os pescadores devem evitar navegar em pequenas embarcações durante o período de ressaca.

Edição: Lidia Neves

Últimas notícias