Incêndio atinge barracão de escola de samba no Rio

Publicado em 28/06/2017 - 16:42 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Incêndio destrói galpão da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, que faz parte da série A do carnaval carioca, na Zona Portuária da cidade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Incêndio destrói galpão da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, que faz parte da série A do carnaval carioca, na Zona Portuária da cidade Fernando Frazão/Agência Brasil

Um incêndio de grandes proporções atingeiu na tarde de hoje (28) o galpão da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá, localizado na Rua General Luiz Mendes de Moraes, em Santo Cristo, zona portuária do Rio. A escola é do grupo de acesso do concurso das escolas de samba.

No barracão da agremiação, há muito material inflamável, incluindo bonecos da alegoria do carnaval deste ano, fantasias e isopor. O barracão fica nos fundos da quadra de ensaios da Escola de Samba Unidos da Tijuca, que não foi atingida.

Os bombeiros do Quartel Central foram acionados para o local às 14h42. Moradores de Niterói, na região metropolitana, que fica do outro lado da Baía de Guanabara puderam visualizar os rolos de fumaça que se desprendiam do barracão.

Devido ao incêndio, o tráfego foi fechado na pista lateral da Avenida Francisco Bicalho, em direção à Avenida Brasil e à ponte Rio-Niterói, com retenção e reflexos na Avenida Presidente Vargas, Viadutos dos Marinheiros e na saída da Avenida Paulo de Frontin, na Cidade Nova.

Perdas

Rio de Janeiro - Incêndio destrói galpão da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, que faz parte da série A do carnaval carioca, na Zona Portuária da cidade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O incêndio destruiu totalmente o teto e o muro do barracãoFernando Frazão/Agência Brasil

O diretor de Comunicação da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá, Daniel Thompson disse que os protótipos de fantasias para o carnaval de 2018 que já estavam confeccionados foram destruídos pelo fogo. O mesmo aconteceu com algumas esculturas e os chassis dos carros alegóricos que são aproveitados de um ano para outro. O enredo da escola de samba para o carnaval de 2018  é "Renascer de Flechas e de Lobos", uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos.

O incêndio destruiu totalmente o teto e o muro do barracão. Como há muito material inflamável, o fogo se alastrou rapidamente e não foi possível salvar nada do que estava dentro do galpão, que estava fechado e não tinha nenhum operário trabalhando.

O Corpo de Bombeiros informou que militares dois quartéis atuaram para controlar o incêndio. Os bombeiros atuam, no momento, na limpeza do prédio. Não há informações sobre vítimas.

Thompson disse ainda que o local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e só depois da perícia técnica será possível saber se há risco de desabamento. Segundo ele, ainda não se sabe se a escola terá condições de usar o local para montar o desfile de 2018.

*texto atualizado às 18h42

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias