Mais três municípios de Pernambuco estão em situação de emergência

Até a noite desse domingo (4), os desalojados eram 43.605, e os

Publicado em 05/06/2017 - 10:43 Por Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil - Recife

Pernambuco registra 23 cidades afetadas pelas chuvas. O governador Paulo Câmara sobrevoou hoje as regiões atingidas

Chuva já atinge 27 municípios pernambucanos -Aluísio Moreira/Governo de Pernambuco

Mais três municípios de Pernambuco - São José da Coroa Grande, Bonito e Escada - estão em situação de emergência por causa dos estragos causados pelo grande volume de chuva que atingiu o Agreste e a Zona da Mata Sul na última semana. Com isso, subiu para 27 o total de municípios com situação de emergência reconhecida pelo estado.

O decreto foi publicado hoje (5) no Diário Oficial de Pernambuco. A vigência da situação de emergência é de 180 dias. Contando com casos de menor proporção de cidades que não tiveram a situação de emergência reconhecida, o governo estadual já havia informado que são 31 os municípios afetados. Segundo nota divulgada pelo estado na noite de ontem (4), os desalojados eram, naquele momento, 43.605, e os desabrigados, 3.252.

Com a situação de emergência decretada, as cidades podem receber recursos do governo federal e receber ajuda humanitária do estado. A nota diz ainda que equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros serão enviadas ao local para dar início a ações emergenciais de assistência à população.

Fraldas em falta

De acordo com a nota, há necessidade de doação de fraldas para a população atingida nessas cidades. A procura pelo produto é alta, embora a entrega de donativos desse tipo esteja baixa. As fraldas podem ser infantis ou geriátricas, de qualquer tamanho. Também foram solicitados itens de higiene pessoal, como absorventes.

O balanço de donativos feito pelo estado mostra que, até ontem à noite, foram entregues aos municípios em situação de emergência cerca de 106,5 toneladas de alimentos, 117.165 litros de água potável, 41,5 toneladas de roupas, 88.800 metros quadrados de lona, 4.540 kits de limpeza, 7.705 kits dormitório e 6.223 colchões. Esse número inclui a contribuição da sociedade civil.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias