Operação conjunta em favelas do Rio deixa 21 mil crianças sem aula

Publicado em 21/08/2017 - 11:56 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Operação conjunta de forças federais e estaduais, no Rio de Janeiro, deixou 21 mil alunos sem aula hoje (21) na zona norte da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 29 escolas e 21 unidades de educação infantil, localizadas no entorno das comunidades de Manguinhos, Jacarezinho, Complexo do Alemão, Mandela, Bandeira Dois e Parque Arará.

Na região do Jacarezinho, as escolas estão fechadas desde o dia 11, quando começaram as operações policiais diárias na comunidade da zona norte da cidade do Rio.

Na ação de hoje, pelo menos 16 pessoas foram presas.

Participam da operação as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, as três Forças Armadas, a Força Nacional de Segurança Pública e a Agência Brasileira de Inteligência.

Balanço

Em entrevista coletiva para apresentar o balanço parcial da operação, o subsecretariado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Rodrigo Alves, informou que, até o meio dia, foram presas 16 pessoas, sendo 15 com mandado de prisão expedido e uma prisão em flagrante. Foram recuperadas nove motos e quatro carros roubados. Foram apreendidas também sete pistolas, sendo duas de calibre restrito, além de uma grande quantidade de munição, duas granadas de fabricação artesanal, rádios transmissores e “farta quantidade” de drogas.

Três foragidos foram localizados em um hotel, após denúncia anônima. Um deles é suspeito de ter participado do assassinato do policial civil Bruno Guimarães Buhler, morto na comunidade do Jacarezinho no dia 11. A operação ainda está em andamento e há a previsão de uma nova entrevista coletiva às 16h30, para apresentar o balanço final, com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann.

*Matéria atualizada às 15h05 para acréscimo de informações

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias