Câmara dos Deputados faz homenagem à Rádio Nacional da Amazônia

Em quatro décadas, a rádio se consagrou como prestadora de serviços e

Publicado em 27/09/2017 - 11:38 Por Débora Brito - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Estúdio da Rádio Nacional da Amazônia - Foto Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em quatro décadas, a rádio se consagrou como prestadora de serviços e principal meio de comunicação para a população amazônicaMarcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

A Rádio Nacional da Amazônia foi homenageada hoje (27) por seus 40 anos em sessão solene do plenário da Câmara dos Deputados. A sessão foi organizada  pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão com o objetivo de destacar o serviço prestado pela emissora aos estados da Amazônia Legal.

Considerada o maior canal de integração da região Norte, desde setembro de 1977, a Rádio Nacional alcança ouvintes em locais de difícil acesso. Em quatro décadas, a rádio se consagrou como prestadora de serviços e principal meio de comunicação para a população amazônica.

“[É um] veículo de comunicação muito importante para nós, povos indígenas do Amazonas. Uma integração que se deu em um momento muito difícil, onde nós não tínhamos acesso a esta comunicação e as informações necessárias dos grandes centros. Esta rádio começou a fazer parte da vida e do cotidiano dos nossos povos, então, surge não só a voz dos grandes centros, mas o retorno da voz da floresta, daqueles que queriam também buscar esta informação necessária”, disse  Alberto França, representante dos índios Terena.

>> Veja aqui o especial que o Portal EBC fez sobre a Rádio Nacional da Amazônia

Segundo os parlamentares requerentes da homenagem, o objetivo do evento é destacar a necessidade de investimento e desenvolvimento do projeto de comunicação que privilegie vozes diferentes das transmitidas primordialmente por meios tradicionais da mídia.

Os convidados lamentaram que a celebração dos 40 anos da rádio ocorra enquanto ela está com sinal reduzido. O diretor de tecnologia da EBC, José de Arimatéia, lembrou a importância da rádio também para a questão da segurança nacional.

Arimateia disse que este ano a empresa sofreu um bloqueio nas contas e que a direção está comprometida no esforço de liberar parte do orçamento para pagar as despesas e resgatar o investimento necessário na infraestrutura  a partir do ano que vem.

Desde 20 março, a rádio teve o sinal reduzido, depois que uma tempestade de raios atingiu a subestação do parque transmissor de alta potência da EBC, responsável pela transmissão do sinal da rádio, a partir de Brasília, para toda a região amazônica. A empresa informou que um estudo está sendo feito para reconstrução do parque de transmissão e retomará a transmissão plena da Rádio em no máximo 60 dias.

Edição: Valéria Aguiar e Alberto Coura

Últimas notícias