Incêndio no Parque da Chapada dos Veadeiros está controlado, mas surge novo foco

Publicado em 15/10/2017 - 15:02 Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Alto Paraíso de Goiás (GO) - Fernando Tatagiba, Chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Maioria  dos incêndios no Cerrado é criminosa,  diz o chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando TatagibaMarcelo Camargo/Agência Brasil

O fogo que atingia a área de visitação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi controlado, mas novo foco surgiu perto do município de Alto Paraíso, em área recentemente incorporada ao parque, que continua fechado. Ainda não há previsão sobre a reabertura do parque para visitas.

"O incêndio que estava próximo e chegou à área de administração do parque está controlado, mas não significa dizer que está extinto. Tem equipes fazendo tanto o monitoramento, para evitar que a chama reacenda, quanto o combate a esse incêndio na área nova de expansão do parque", disse o chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba.

Segundo Tatagiba, ainda não se pode afirmar com certeza quais foram as causas do incêndio, mas é possível que tenha sido causado pelo homem. "Incêndios no Cerrado são muito comuns nesta época do ano, mas pode-se dizer que a maioria esmagadora é de incêndios criminosos [causados pelo homem], acidentais ou não", afirmou o diretor. "A maioria do fogo natural está concentrada em outra época do ano. Os principais fatores de ignição são os raios, no período chuva. Este incêndio agora, apesar do fogo fazer parte do cerrado, não é natural", acrescentou.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, em 2001, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O limite de visitação diária do parque é de 500 pessoas. A estimativa é que o local tenha perdido 2 mil visitantes neste feriado.

Fernando Tatagiba ressaltou que as queimadas causadas pelo homem têm impacto negativo tanto para o ecossistema quanto impactos sociais e econômicos. "A região da Chapada tem no turismo importante fonte de renda e ter o parque fechado em um feriadão como este, com expectativa grande de visitação, gera um prejuízo importante para comunidade local".

Segundo Tatagiba, o último incêndio dessa magnitude que atingiu a área de visitação do parque ocorreu há sete anos. Já a área de Alto Paraíso registrou incêndios também no ano passado. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do manejo integrado do fogo, trabalha com ações para conscientizar a população, principalmente as comunidades do entorno, para prevenir incêndios.

 

Texto alterado às 6h de 16/10/2017 para correção no nome do chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Diferentemente do informado, o nome do chefe do parque é Fernando Tatagiba, e não Fernando Pattagiba

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias