Sobe para 21 número de mortos em incêndios na Califórnia

Publicado em 12/10/2017 - 09:10 Por Leandra Felipe - Repórter da Agência Brasil - Atlanta (Estados Unidos)

Os incêndios na Califórnia já arrasaram uma área de mais de 46,5 mil hectares

Os incêndios na Califórnia já arrasaram uma área de mais de 65 mil hectaresJohn G. Mabanglo/EFE

O número de mortos devido aos incêndios no norte da Califórnia subiu para 21 nessa quarta-feira (11), de acordo com o governo do estado. O fogo continua a se espalhar pela região vinícola e mais moradores tiveram de deixar as casas. Depois de atingir Napa Valley e Sonoma desde domingo (8), os ventos mudaram um pouco de direção e os novos focos atingiram o noroeste do estado, em Calistoga e Geyserville.

Depois de quase cinco dias das chamadas tempestades de fogo, como são conhecidos os incêndios em que as chamas se propagam com ventos de até 60 quilômetros por hora, a situação permanece perigosa, segundo as autoridades locais. A última atualização do governo prevê que o incêndio ainda vai levar vários dias para ser controlado.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, disse que este incêndio é um dos maiores da história do estado, tradicionalmente afetado por fogo por causa do tempo seco e ventos constantes. As autoridades temem que os fortes ventos previstos para a manhã de hoje (12) alcancem outras áreas povoadas de Santa Rosa e Calistoga.

Os incêndios no norte da Califórnia já queimaram cerca de 65 mil hectares. O Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios estima que cerca de 3,5 mil estruturas foram destruídas.

O alto número de desaparecidos mantém as autoridades em alerta. Em Sonoma, só na quarta-feira foram registrados 300 relatos de pessoas desaparecidos, 110 delas foram confirmadas como salvas.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias