Federal Reserve mantém taxas de juros nos EUA entre 1,25% e 1,5%

Publicado em 31/01/2018 - 18:16 Por Da Agência EFE - Washington

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, cumpriu as expectativas da maioria dos analistas de mercado americanos e manteve o patamar das taxas de juros do país

O Fed cumpriu as expectativas e manteve as mesmas taxas de juros do paísREUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira (31) manter os juros de referência do país entre 1,25% e 1,5%, na última reunião de Janet Yellen como presidente da instituição. A informação é da agência EFE.

Em comunicado divulgado após uma reunião de dois dias sobre a política monetária dos EUA, o Fed, que agora será comandado por Jerome Powell, destacou que prevê que a inflação no país suba neste ano, o que indica a possibilidade de um ajuste nas taxas de juros no próximo encontro da instituição, em março.

"O comitê espera que as condições econômicas evoluam de modo que sejam necessários maiores incrementos gradativos nas taxas de juros", indicou em nota o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, que comanda a política monetária nos EUA.

Após vários anos abaixo da meta anual de 2%, a inflação no país começou a subir e a expectativa é que feche 2018 próximo ao objetivo estabelecido pelo banco central americano. O Fed indicou que pretende elevar três vezes as taxas de juro ao longo desse ano, acompanhando a consolidação do bom momento da economia americana, com uma taxa de desemprego de 4,1%, a menor em 18 anos.

Essa foi a última reunião de Yellen no comando da instituição. Ela deixará o cargo para ser substituída por Powell, escolhido pelo presidente Donald Trump. A expectativa, no entanto, é que ele dê continuidade à política adotada pela antecessora.

A próxima reunião do Fed está marcada para ocorrer entre 20 e 21 de março deste ano.

Edição: -

Últimas notícias