Rio inicia operação para combater motoristas que bebem

Publicado em 04/01/2018 - 13:34 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil (*) - Rio de Janeiro

Bafômetro

Em 2017, no Estado do Rio, 17.716 motoristas foram abordados durante Operação Verão. Houve mil casos de alcoolemia. Teste do bafômetro faz parte dos trabalhos dos agentes      Arquivo/Agência Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, a Operação Lei Seca inicia hoje (4) a Operação Verão no estado do Rio de Janeiro. As blitzes diurnas de fiscalização e conscientização ocorrerão nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras.

No ano passado, foram abordados 17.716 motoristas durante as ações da Operação Verão. Deste total, houve mil casos de alcoolemia. Durante todo o verão também serão promovidas ações educativas para alertar a população sobre os riscos de beber e dirigir.

O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, disse que foi observado que neste período de férias há um aumento do consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas durante o dia.

“O objetivo é que o cidadão perceba e se adapte à realidade de que não é possível beber e dirigir, inclusive durante o dia e não somente durante a noite”, afirmou.

Segundo ele, o Brasil tem mais de 40 mil mortos por acidentes de trânsito por ano. “É exatamente por essa necessidade, essa urgência, que é inaceitável [beber e dirigir]”, disse o coordenador. “Temos uma legislação rígida para tentar frear esse comportamento errôneo da sociedade brasileira”.

As ações diurnas serão realizadas em toda a região metropolitana e interior do estado e vão até fevereiro. As blitzes à noite continuarão sendo feitas normalmente.

*Colaborou Tatiana Alves, repórter do Radiojornalismo


Fonte: Rio inicia operação para combater motoristas que bebem

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias