Carnaval em Brasília tem serviço de emergência para crianças perdidas

Publicado em 09/02/2018 - 12:07 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - A criançada se diverte na Baratinha, um dos blocos infantis mais tradicionais do DF (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Policiais, bombeiros ou agentes de trânsito podem ajudar crianças perdidasAntonio Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Os foliões que vão curtir carnaval na capital federal contam, a partir de hoje (9), com um serviço de emergência para casos de crianças perdidas, abandonadas ou em qualquer outro tipo de situação de risco. De acordo com o governo do Distrito Federal, o canal SOS Criança ficará disponível 24 horas por dia até a próxima terça-feira (13), por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número (61) 99212-7776.

Para acionar o serviço, basta enviar uma mensagem de texto, foto, vídeo ou áudio e se identificar. O usuário deve mandar ainda a localização exata, com pontos de referência, e tentar identificar com a própria criança o nome dela e dos pais ou responsáveis, além de um número de telefone para contato. As informações serão enviadas à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), que dará o encaminhamento apropriado.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, os pais podem ser orientados a procurar uma delegacia de polícia próxima do local do evento ou uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal perto do ponto indicado. Também será possível acionar, de imediato, a Vara da Infância e da Juventude ou o Conselho Tutelar, em casos de exploração infantil e venda de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Ainda de acordo com a secretaria, o serviço vai ajudar a desafogar o sistema de emergências 190 no Distrito Federal durante a folia.

Cuidados

Como boa parte do público que passa pelos blocos de rua e festas particulares no período de carnaval é formado por crianças e adolescentes, a recomendação da secretaria é que pais e responsáveis conversem com eles antes de sair de casa.

No caso de se perderem, a orientação é procurar um policial, bombeiro, agente de trânsito ou alguém uniformizado da segurança da folia e pedir ajuda.

Outra dica da secretaria é ensinar crianças e adolescentes a memorizar o telefone de algum familiar e nunca aceitar bebida ou comida de estranhos. Além disso, aconselha-se colocar um crachá ou uma pulseira de identificação em menores de idade.

Edição: Nádia Franco

Destaques EBC


Últimas notícias