PF desarticula grupo que fraudava seguro-desemprego no Pará e Maranhão

Publicado em 22/02/2018 - 13:19 Por Da Agência Brasil* - Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22) a operação Seguro Fake, para desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes no seguro-desemprego.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão nas cidades de Redenção e Conceição do Araguaia, no Pará, e São Luiz e São José de Ribamar, no Maranhão. Segundo a PF, os dois estados apresentam alta incidência desta modalidade de fraude.

A investigação é resultado do desenvolvimento de uma nova metodologia de investigação elaborada pela PF e o Ministério do Trabalho, que inter-relacionam saques, apontando elementos comuns e, segundo a PF, possibilitando indicar qualquer tipo de fraude.

Polícia identifica quatro grupos criminosos

Durante as investigações, foram identificados quatro grupos criminosos. Os investigados responderão por estelionato qualificado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 20 de reclusão.

A operação é uma ação coordenada entre policiais federais e servidores do Ministério do Trabalho. Em apenas dez minutos, os policiais flagraram 42 tentativas de fraude ao benefício em uma única agência da Caixa Econômica Federal, na cidade de Redenção.

Desenvolvido pelo ministério e implantado em dezembro de 2016, o Sistema Antifraude do Seguro-Desemprego bloqueou, até ontem (21), mais de 57 mil requerimentos, o que equivaleria a aproximadamente R$ 757 milhões em benefícios fraudados.

*Com informações da PF e do Ministério do Trabalho.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias